quarta-feira, 31 de julho de 2013

Debate sobre Judicialização da Política















Debatedores: 
Alex (Direção Estadual da CUT-PE)
Julio Turra (Direção Nacional da CUT)
Betão (Presidente do Sindicato dos Metalugico-PE)
Louricardo (CNM-Confederação Nacional dos Metalúrgicos)



Local: 
SINDPD-Recife-PE (Sindicato dos Trabalhadores de Processamento de Dados)
31-07-2013 as 19:00 hs


O Debate foi um sucesso, bastante satisfatório, esteve presentes vários companheiros dos sindicatos e movimentos populares e político.

Paulo André

Comunicador Social.


Alunos de Olinda ainda estão sem fardamento e material escolar
















As escolas municipais de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, ainda não receberam os kits escolares e os estudantes continuam sem fardamento. Professores se desdobram para passar o conteúdo sem prejuízo aos alunos, sem a ajuda de livros, cadernos, lápis e borrachas, material básico para o aprendizado. O kit da prefeitura, com fardamento e material escolar, era para ter sido entregue no início do ano letivo.

Já no segundo semestre, as aulas recomeçaram e, na Escola Municipal Criança Feliz, no bairro dos Bultrins, os alunos só têm lápis e caderno porque alguns pais conseguiram comprar. "O material escolar foi a gente mesmo que comprou porque até agora não chegou nada. Desde o primeiro dia de aula que eles não mandam", lamentou a estudante Ana Clécia Gomes.

Os livros também não foram entregues. Os alunos contam que, para dar aulas, os professores revezam livros antigos que restam na escola entre as turmas dos turnos da manhã e da tarde, o que compromete o aprendizado. Os pais e responsáveis pelos estudantes estão cansados de cobrar providências à direção da escola. A aposentada Almerinda da Silva está desacreditada. "Esse ano, se não chegou até agora, não chega mais. A previsão é só para o ano que vem mesmo", disse.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo, uma professora de outra escola da rede municipal de Olinda, que não quis se identificar, contou que o kit escolar está em falta em todas as escolas do município. "Para sair todo mundo, é melhor que seja com farda para identificar, para não perder os alunos. O material também fica a desejar. Alguns pais podem até comprar um caderno, mas às vezes os alunos vêm me pedir. E eu não tenho condições de ficar sustentando, todo dia dar um lápis a um aluno", afirmou a professora.

A secretária do Sindicato dos Professores de Olinda, Dalva Maria Barbosa, afirma que o sindicato recebe uma série de queixas com relação à entrega de materiais. "Até o momento, não se justifica nenhuma das desculpas que a secretaria tem apresentado. É um ano de licitação, um ano de mudança de empresa e nossas crianças estão aí sem material."

A reportagem convidou representantes da Secretaria de Educação de Olinda, mas foi informada, pela prefeitura, que ninguém poderia falar devido às demandas internas. Quanto ao fardamento escolar, a Secretaria de Educação disse que a compra está em fase de licitação.

Quanto à entrega dos kits escolares, a secretaria informou que as amostras do material didático estão em fase de análise por parte da Prefeitura de Olinda, e deu um prazo de 15 dias para dar andamento ao processo licitatório.
 Escrito por Magno Martins, às 11h30
'O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido'. (Provérbios 12-1)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Polícia Militar se exalta e age com truculência em protesto
Adriano Roberto
Do Frente a Frente

Tudo que não precisamos num momento como este, de manifestações pacíficas e, vez ou outra, permeadas por atos isolados de vandalismo, até violência, é da truculência da nossa briosa Polícia Militar. Mas foi exatamente isto que aconteceu no protesto feito ontem (17) pela classe dos enfermeiros na Avenida Agamenon Magalhães, no Recife.

De acordo com o vídeo que nos foi enviado, constata-se que por  mais que a diretora do Sindicato dos Enfermeiros tenha verbalizado algo intolerante contra o oficial do Grupo de Apoio Tático Intinerante (GATI), ela não merecia ser tratada com tamanha humilhação.

Fica o alerta ao governador Eduardo Campos (PSB) para que Pernambuco não se transforme num Rio de Janeiro.

Veja abaixo a vergonhosa acão da Polícia Militar:

 Escrito por Magno Martins, às 11h50

segunda-feira, 15 de julho de 2013

amém

Dilma ora pelo País com Bispa Sonia e Mara Maravilha

POSTADO ÀS 21:59 EM 15 DE JULHO DE 2013
Foto: Agência Brasil

Da Agência Estado

Duas semanas e meia após ser criticada pelo deputado Marcos Feliciano (PSC-SP) e pelo pastor Silas Malafaia por receber representantes do movimento LGBT no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff recebeu nesta segunda-feira 18 lideranças evangélicas. E, junto com eles, orou pelo País.

Entre os evangélicos presentes estava a Bispa Sonia, que em 2008 foi condenada a cinco meses de prisão fechada e cinco em regime domiciliar, nos Estados Unidos, juntamente com o marido, o também bispo Estevam Ernandes. Eles foram acusados de tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos com dólares não declarados.

"A gente orou por ela. É um momento de muita pressão que o Brasil está vivendo, de tantas manifestações, e a gente sabe que é uma carga muito pesada que ela está levando, é um ser humano como qualquer outro, a gente veio estender o ombro pra que ela se sinta mais amparada, refugiada", disse a cantora gospel Damares Alves de Oliveira, que participou da audiência com Dilma e o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

"Temos de orar pelas autoridades, temos feito campanha, orando para que haja mudança, haja um novo tempo, que aquilo que está errado venha a ser consertado, que não existam mensalões, roubalheiras, que isso venha a ser consertado", afirmou Damares. A cantora Mara Maravilha, que apresentou programas na década de 1980, também esteve presente.

Segundo Crivella, não foi apresentada à presidente Dilma nenhuma pauta de reivindicações. "É dever da presidente governar para todos. Mas a questão da agenda, todos hão de convir, que é complicada, é difícil atender a todos e estabelecer prioridades para todos", afirmou o ministro, ao ser questionado se a audiência com os evangélicos era uma resposta às críticas de Feliciano e Malafaia.

Durante a audiência, Dilma orou com os presentes e ouviu a cantora Damares cantar um de seus hits, "Sabor de mel". "Deus vai te levantar das cinzas e do pó", diz a letra.
Postado por Gabriela López 

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dia Nacional de Luta em Pernambuco espera reunir 60 mil pessoas















Dois grandes atos irão marcar o Dia Nacional de Luta do Trabalhador em Pernambuco nesta quinta-feira (11). O primeiro será pela manhã, no Complexo Portuário de Suape. À tarde, a partir das 14h, os trabalhadores se reúnem na Praça do Derby, no Centro do Recife, de onde saem em caminhada até a Assembleia Legislativa para entregar uma pauta com reivindicações nacionais e locais.

As sete centrais sindicais que organizam o movimento no estado juntamente com a Central Única dos Trabalhadores esperam reunir pelo menos 60 mil pessoas nas manifestações. Para o ato no Porto de Suape, as centrais sindicais usarão carros de som para convocar os trabalhadores nas três principais entradas de acesso ao complexo. A manifestação será encerrada logo mais, às 10h, na Curva do Boi, em frente à Fábrica da PTA.

No Recife, os manifestantes sairão da Praça do Derby em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista até a sede da Alepe, onde será entregue uma pauta de reivindicação nacional, além de uma carta aberta com reivindicações locais na área de saúde, educação e transporte público.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que agentes de trânsito estarão de prontidão na concentração e em alguns pontos do percurso. Bloqueios itinerantes também serão realizados, caso necessário.

Segurança - A Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou 1.300 policiais e bombeiros para atuarem no esquema de segurança montado para o ato. Equipes dos Batalhões de Área e das Unidades Especializadas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil estarão no primeiro momento no Porto de Suape, onde haverá assembleia de várias categorias de trabalhadores pela manhã. À tarde, o trabalho será no Recife, quando os policiais vão estar distribuídos no percurso da passeata que sairá da Praça do Derby em direção ao Pátio do Carmo.
 Escrito por Magno Martins, às 09h30
Gente querida do facebook, 
no proximo dia 16-07 irei completar mais um ano de vida, farei 36 anos, peço as oraçoes de todos vcs, 
Amigos, pra mim sera o melhor presente! me apresentem a Deus! obrigadoooooooooooo

Paulo André
O Comunicador de Fé!
Sempre ao Lado do Povo!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sindicalistas prometem greve e manifestações em todo país

















A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical, além de outras centrais sindicais brasileiras, prometem realizar greves e manifestações por todo o país amanhã (11), com paralisação nos transportes públicos e bloqueio de rodovias.

A mobilização, chamada pelas centrais de Dia Nacional de Lutas, visa pressionar o Governo Federal a aceitar a pauta unificada dos sindicalistas, que inclui redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, entre outros.

O Dia Nacional de Lutas foi convocado na esteira da onda de manifestações apartidárias e organizadas nas redes sociais, que levou mais de um milhão de pessoas às ruas no mês passado e resultou na redução das tarifas de transporte público em várias cidades do país e na votação de projetos importantes pelo Congresso Nacional.

"Haverá manifestações por todo o país", disse à Reuters a secretária-geral adjunta da CUT, Maria Godói de Faria. "Não tem categoria que não vá, de alguma forma, amanhã [quinta-feira] fazer parte desse processo", acrescentou.
Segundo ela, entre as categorias que devem aderir à manifestação estão motoristas de ônibus, professores, funcionários da saúde, bancários e metalúrgicos.
 Escrito por Magno Martins, às 19h00

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Centrais Sindicais se unem para o Dia Nacional de Lutas















O Dia Nacional de Lutas que está sendo preparado pelas centrais sindicais para acontecer na próxima quinta-feira (11) começa a ganhar corpo com a confirmação de que várias categorias devem aderir ao protesto, com greves e manifestações. Haverá paralisação desde o setor de transportes até construção pesada, que deve afetar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Também se preparam para o dia categorias de serviços - como bancos - e da indústria, como metalúrgicos, petroleiros, mineradores e químicos. Boa parte dos sindicatos patronais diz desconhecer o movimento, mas já há manifestações de setores como a indústria se posicionando contrariamente à mobilização.

Segundo a Central Única dos Trabalhadores, bancários, químicos e petroleiros da capital paulista são algumas das categorias que já confirmaram presença no local. "A adesão está muito forte. Muitas categorias já definiram pela paralisação", reforça Adi Santos de Lima, presidente da CUT-SP.

O objetivo do que vem sendo chamado pelos sindicatos de “Dia Nacional de Lutas” seria sensibilizar os governos da chamada pauta trabalhista (que inclui o fim do fator previdenciário, carga de 40 horas semanais de trabalho, reajuste para os aposentados), além de cobrar mais investimentos em áreas como saúde, educação e transporte.
 Escrito por Magno Martins, às 16h00