segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vereadores do PSB: Eduardo repudia antecipação de 2014
Carlos Cavalcanti
Da equipe do blog
O governador Eduardo Campos encerrou seu discurso, há pouco, no auditório do Mar Hotel, em Recife, ressaltando a importância de não se discutir as eleições de 2014 agora, em 2013. Para ele, ao se antecipar o debate, as atenções, que deveriam estar voltadas para os problemas reais, que são enfrentados pela população neste momento, são “empurrados com a barriga“ e, num segundo momento, mantidos em segundo plano para satisfazer as vontades e o ego de quem não quer ver o Brasil crescer.

Eduardo priorizou a necessidade de manter unida a base partidária e que os líderes “deixem de reclamar porque reclamar faz mal“ e atrapalha a execução de bons projetos.

Após abordar temas como economia e desenvolvimento, o governador Eduardo Campos teceu duras críticas ao sistema eleitoral brasileiro no que diz respeito ao calendário. Segundo ele, o não coincidir dos mandatos atrapalha o fomento de políticas públicas devido às limitações da própria legislação eleitoral, que impede o Estado de criar convênios com os municípios durante o período de eleição.

Eduardo citou, como exemplo um dos prejuízos causados por esse sistema, o debate presidencial de 2010, que, em sua análise, foi “extremamente desgastante e infrutífero, marcado por acusações de baixo tom e sem discutir o que realmente importa“.
 Escrito por Magno Martins, às 12h42
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Vereadores do PSB: Eduardo destaca avanço econômico de PE
Carlos Cavalcanti
Da equipe do Blog

Anunciado pelo chefe do cerimonial ao evento em tom de prosa e verso, aclamado como “o novo“ e “futuro presidente do Brasil“, Eduardo Campos fala, neste momento, para as lideranças do PSB que lotam o auditório dd Mar Hotel, no Recife, em particular aos vereadores da sigla no Estado, para os quais o encontro é direcionado.

O governador iniciou seu discurso complementando o que havia dito seu secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, e bateu na tecla do avanço econômico vivenciado pelo Estado, um dos principais trunfos de Eduardo perante a presidente Dilma Rousseff, sua provável adversária em 2014.

Em seguida, o governador lembrou da urgência que demandam os assuntos relativos a seca e a convivência com a região do semiarido. Sem citar nomes, Eduardo criticou o período de inércia vivido pelo país neste setor e lembrou que as soluções precisam ser - e estão sendo - apresentadas o quanto antes. Neste momento, o gestor falou em se discutir uma nova agenda, já que, segundo ele, diante do atual cenário, muito ainda precisa ser feito para “ganhar 2013“.
 
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Vereadores do PSB: Tadeu e Ninho, primeiros a discursar
 
O secretário estadual da Casa Civil, Tadeu Alencar, que ocupa ainda o cargo de vice-presidente do PSB em Pernambuco, discursou, há pouco, e assim como o deputado federal Ninho, que o precedeu, ressaltou a medida sancionada pelo governador Eduardo Campos na semana passada que garante a aprovação de emendas de parlamentares pernambucanos.

O secretário deu seguimento e lembrou dos vereadores como os representantes do poder público que estão mais próximos da população e, por isso, sua relevância na manutenção da dos bons serviços prestados, do presidente da República ao prefeito.

Por fim, Tadeu lembrou o desempenho econômico de Pernambuco e a necessidade de não apenas manter os índices, mas trabalhar para elevar ainda mais o Estado e, com isso, ajudar no fomento da economia nacional.
 Escrito por Magno Martins, às 12h07
 
ComentáriosComentários (2)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Vereadores do PSB: “Brasil pra frente, Eduardo presidente“.

O cerimonial do evento que reúne os vereadores e principais líderes do PSB no Estado, nesta segunda-feira, no auditório do Mar Hotel, no Recife, distribuiu para a plateia adesivos onde o rosto do governador Eduardo Campos aparece acompanhado dos seguintes dizeres: “Brasil pra frente, Eduardo presidente“.

Vale ressaltar que o números de peças impressas foi menor do que o público presente e, por isso, houve disputa pelo material.
 Escrito por Magno Martins, às 12h00
 
ComentáriosComentários (2)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Eduardo recebido como candidato em encontro do PSB
Carlos Cavalcanti
Da equipe do blog
O governador Eduardo Campos acaba de chegar ao encontro de vereadores do PSB realizado neste momento no auditório do Mar Hotel, no Recife. Anunciado como 'o futuro presidente do País', Eduardo foi recebido com o bordao 'Brasil pra frente, Eduardo presidente'.

Neste momento, Dilsinho Gomes, prefeito de Moreno, faz o discurso de abertura. O gestor saudou a mesa, composta por nomes como Raquel Lyra, Diogo Morais, Waldemar Borges, Sileno Guedes, Biu Farias e o vice-governador João Lyra.

Em seguida,  Dilsinho direciona sua fala aos vereadores do partido e lembra o apoio que os parlamentares recebem do Governo do Estado.
 Escrito por Magno Martins, às 11h53
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Vereadores do PSB: governador é aguardado no Mar Hotel
 
Deputados, prefeitos, vereadores e membros de diretórios municipais do PSB aguardam a chegada do presidente nacional do partido, o governador Eduardo Campos, na frente do Mar Hotel, em Boa Viagem. O auditório do hotel será palco da convenção que vai reunir todos os vereadores da sigla em Pernambuco.
 Escrito por Magno Martins, às 11h52
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Câmara rejeita contas do ex-prefeito de Lajedo
Do blog de Roberto Almeida
A Câmara Municipal de Lajedo reprovou, por 7 votos a 6, as contas do ex-prefeito Antônio João Dourado (PSB), relativas ao ano de 2010. A maioria dos parlamentares atendeu o parecer do Ministério Público de Contas do TCE, que recomendou a rejeição por ter descoberto 6 irregularidades na gestão do socialista.
O placar foi apertado, mas a derrota de Dourado possivelmente inviabiliza projetos futuros do ex-governante lajedense. Apesar do seu filho ter perdido a eleição passada em Lajedo para Rossine Blésmany (PSD), Antônio João já vinha se movimentando e fazendo visitas na cidade e zona rural para conversar com os moradores do município.
Seu grupo político não dá trégua ao atual gestor, criticado pelos seguidores do socialista nas ruas e nas redes sociais por qualquer fato negativo. A política acirrada na cidade fez com que surgisse no Facebook uma figura que assina a página como 'O Incendiário de Lajedo'.
Claramente favorável a Rossine, o personagem procura explorar as contradições do ex-prefeito e foi um dos primeiros a noticiar o resultado da votação da Câmara de Vereadores contra Dourado.
 Escrito por Magno Martins, às 10h54
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Direção do PT tenta unir partido em Pernambuco
Jornal do Commercio
Com a ajuda da direção nacional, o PT de Pernambuco fará mais uma tentativa de se reconstruir, após a briga interna da eleição do ano passado para prefeito do Recife.
Desembarca nesta segunda-feira na capital pernambucana o deputado federal e secretário-geral da legenda, Paulo Teixeira, com a missão de começar a viabilizar um entendimento mínimo entre os grupos do senador Humberto Costa e do deputado federal João Paulo com o do ex-prefeito João da Costa.
A pressão pela reunificação fica mais forte na medida em que se aproxima a eleição de 2014, quando a presidente Dilma Rousseff precisará de um palanque forte no Estado para concorrer com o do governador Eduardo Campos, caso ele saia mesmo candidato ao Palácio do Planalto, como vem sinalizando.
Mesmo evitando comentar o possível voo solo do socialista, Teixeira deixa evidente a mensagem para os correligionários pernambucanos: “O PT de Pernambuco, independente da situação atual, sabe da importância da candidatura de Dilma. Esta divisão tem razões nas eleições passadas, mas não tem que haver para as eleições futuras”.
Pela manhã, ele reúne-se com o grupo de Humberto Costa, João Paulo (deputado federal) e Pedro Eugênio (presidente estadual e deputado federal).
À tarde, é a vez de João da Costa e pessoas próximas ao ex-prefeito, como Teresa Leitão (deputada estadual) e Eduardo Granja (secretário de Habitação do Recife).
Além da reunificação e da eleição de 2014, será discutido o calendário de organização do evento de comemoração dos 10 anos do PT no comando do governo federal, que vem sendo feito em todo o País e está marcado para ocorrer em Pernambuco no fim de julho.
 Escrito por Magno Martins, às 10h43
 
ComentáriosComentários (7)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Força quer revisão do FGTS e fala em prejuizo de R$ 50 bilhões
A Força Sindical entra amanhã com uma ação na Justiça pedindo a revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os filiados a seus sindicatos. A central considera que a correção dos valores pela poupança causou prejuízo de R$ 50 bilhões aos trabalhadores desde 1999 e pede as diferenças em relação ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), segundo a Folhaonline.Hoje, na assembleia do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, começará a coleta de adesões de trabalhadores ao processo. Segundo o presidente do sindicato, Miguel Torres, não será possível ingressar na ação sem ser filiado a uma entidade ligada à central.
Porém, eles esperam que, caso vençam, o governo seja forçado a fazer acordo. O entendimento da Força ganhou reforço neste ano, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou as regras dos precatórios.
Os ministros disseram que é inconstitucional usar a TR (Taxa Referencial) como índice de correção monetária. 'Essa decisão não é sobre o FGTS, mas mostra que houve prejuízo', diz o advogado Danilo Santana. Para ele, a ação dos sindicatos 'é uma forma de dar uma cutucada política', mas tem chances concretas, 'pois a lei que institui o FGTS fala efetivamente em correção monetária'.
 Escrito por Magno Martins, às 10h29
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Eduardo abre encontro estadual do PSB em instantes
O governador Eduardo Campos abre, em instantes, o encontro estadual do PSB, que terá a participação de cerca de 300 vereadores do partido. O evento acontece no Mar Hotel, em Boa Viagem.Ainda não há uma pauta específica para o pronunciamento do governador, mas o socialista não deve mudar o discurso que tem feito nos últimos dias, com críticas à polítuca econômica.
Essa é a segunda vez, em menos de uma semana, que Eduardo volta a ser destaque em um seminário. Na semana passada, ele falou na conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que contou com a participação de parlamentares de vários Estados.
 “Queremos uma interação maior entre os vereadores e também convidamos deputados e prefeitos do partido”, disse o secretári-geral do PSB, Adilson Gomes. Atualmente, o PSB conta com 313 vereadores em Pernambuco, 12 deputados em atuação na Assembleia Legislativa e três na Câmara Federal. Os parlamentares também foram convidados para participar do encontro.
 Escrito por Magno Martins, às 10h13
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Jungmann aciona MPPE para investigar APAC e PCR

















Nesta segunda-feira (27), às 11h, o vereador Raul Jungmann (MD) dará entrada junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com pedido de investigação sobre o polêmico comunicado da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e a ação da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) para com o episódio das chuvas que caíram sobre a cidade na semana passada.

Durante o temporal, a Apac veio a público informar que avisara a PCR com 11 horas de antecedência acerca das fortes chuvas provenientes da região leste que atingiriam a região.

Entretanto, a Prefeitura do Recife afirmou, num primeiro momento, ter recebido o comunicado, mas, em seguida num segundo momento, negou ter recebido tal informação. Comunicado este, aliás, que não fora repassado para a população.

As prefeituras que compõem a Região Metropolitana e Codecir, órgão que cuida das 3.800 áreas de alto risco existentes na capital pernambucana também negam qualquer tentativa por parte da APAC e PCR de avisá-los sobre as alterações climáticas.

Jungmann lembra que "3,5 milhões de pessoas e as demais 13 prefeituras da RMR foram mantidas desinformadas, sem poderem se prevenir e defender a população da calamidade, da qual a APAC e a PCR, e apenas elas, tinham conhecimento”. Segundo o vereador, “isso não pode se repetir e os responsáveis têm que ser punidos".
 Escrito por Magno Martins, às 09h30
 
ComentáriosComentários (5)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
A charge do dia
 
 Escrito por Magno Martins, às 09h00
 
ComentáriosComentários (2)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Artigo especial

   Arraes torcia pelo Íbis
      * Ítalo Rocha Leitão
Argel, capital da Argélia, 1978. Manhã de domingo. A família Arraes reunida para mais um almoço longe do continente sul-americano. Miguel Arraes sentado numa cadeira de balanço, ao lado de Dona Madalena e dos filhos.
Entre eles, o caçula Pedro, de 13 anos, o único dos dez filhos nascido no exílio, mais precisamente em Paris. Aos domingos, Arraes costumava abrir a correspondência que chegava às suas mãos na frente de todos.
Eram cartas de amigos e companheiros de várias partes do mundo, menos do Brasil. Da terra natal, não saía nada endereçado a um dos inimigos mais visados da Ditadura Militar, que havia se instalado no Brasil desde o dia primeiro de abril de 1964.
Moravam sob o mesmo teto, Arraes, Pedro e Mariana, filhos da união do viúvo Miguel Arraes com a professora Madalena Fiúza, e os outros oito filhos do primeiro casamento de Arraes com Célia de Souza Leão: José Almino, Augusto, Ana, Miguel Arraes Júnior (Guel), Marcos, Maurício, Carmen (Nena) e Luiz Cláudio (Lula).
Marcados por muitas saudades, os filhos sempre aperreavam o pai por notícias do Brasil. Já tinham se passado três meses que Pedro encomendara aos primos uma revista Placar para saber notícias do futebol. Na hora de abrir as encomendas, era o primeiro a se postar à frente do pai.
A casa deles ficava numa área central de Argel, perto do Palácio do Povo, a residência do presidente socialista Boumedienne, que tão bem acolhera a família Arraes. Pedro já não se continha de ansiedade quando de repente o pai abriu uma caixa e puxou de dentro dela a tão aguardada Placar.
Sob uma alegria contagiante, o adolescente começou a folheá-la. De repente, olhou para o pai e esboçou uma expressão de tristeza e melancolia. Uma reportagem especial com o Íbis deixara Pedro consternado. Estava lá escrito que se tratava do 'pior time do mundo'. E mais: tinha apenas um torcedor, o folclórico Chico do Táxi.
Vendo o filho quase às lágrimas por ter acabado de tomar conhecimento de tão humilhante situação, Arraes olhou para ele e disse com aquele seu jeito incisivo e determinado de falar as coisas: 'Pedro, meu filho, a partir de hoje o Íbis terá dois torcedores'.
Consolado, Pedro sentou-se ao lado do pai para mais um almoço em família no exílio que os Arraes amargaram por 15 anos num país do continente africano.
De volta ao Brasil, e investido novamente no cargo de governador que o Golpe Militar de 64 lhe havia impedido de concluir, Arraes sempre era indagado por qual time torcia.
Durante uma entrevista coletiva, numa época em que Arraes ia enfrentar as urnas e a disputa entre Náutico e Sport estava bastante radicalizada, um repórter metido a engraçado quis fazer uma provocação: 'Dr. Arraes, é verdade que o senhor é torcedor do Sport?!'.
Arraes, que com muita elegância e bom humor sabia como ninguém se sair dessas situações embaraçosas, devolveu no mesmo tom: 'Como torcedor do Íbis, que tem na sua camisa as cores vermelha e preta, eu sou rubro-negro'. E deu aquela gargalhada, tão própria dele. Quem estava por perto, e não era pouca gente, também não se aguentou.
Ítalo Rocha Leitão é jornalista
 Escrito por Magno Martins, às 07h31
 
ComentáriosComentários (12)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Coluna da segunda-feira
        O calo de Dilma
O PMDB virou o bicho papão para o Governo Dilma. Maior partido do País, com diretórios em todos os municípios, maior bancada no Senado e na Câmara, a legenda há muito perdeu a sua hegemonia. Virou uma frente, tem mais caciques do que índios e um único ideal: a perseguição pelas práticas fisiológicas.
Foi assim com Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula e não poderia ser diferente com Dilma. Neste Governo, particularmente, o PMDB exagerou na dosagem. Aproveita a possível candidatura do governador Eduardo Campos, em busca de uma terceira via, para deixá-la refém dos seus interesses mais paroquiais.
Levantamento em cima da votação da MP dos Portos, que o Governo só aprovou porque se dobrou ao toma-lá-dá-cá, sob a promessa da liberação de R$ 1 bilhão em emendas individuais de autoria dos deputados, aponta que o PMDB foi o partido que mais traiu, aparecendo no rabo da gata no item fidelidade.
Se não bastasse, dos 82 deputados que integram a bancada na Câmara 52 assinaram o pedido de instalação da CPI da Petrobras. Inconformada, Dilma não foi ao jantar com deputados e senadores do partido promovido pelo vice-presidente Michel Temer, no Palácio Jaburu.
O calo da presidente é o líder na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), que se rebelou na MP dos Portos e orientou, embora negando, o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) a colher as 199 assinaturas. O PMDB não é um problema para Dilma apenas no Congresso.
Em busca do apoio do partido para emplacar a reeleição, a presidente enfrenta dificuldades em seis Estados, entre os quais Rio de Janeiro, segundo maior colégio eleitoral do País.
Ali, o governador Sérgio Cabral, depois de ser contrariado pela nova partilha dos royalties, exige a retirada da pré-candidatura do senador Lindbergh Farias, que concorre ao Governo estadual pelo PT, para apoiar o projeto de reeleição de Dilma.  
PALANQUE – O governador Eduardo Campos fala, hoje, sobre sua candidatura ao Palácio do Planalto para os mais de 300 vereadores do PSB num seminário que começa logo cedo, às 9 horas, no Mar Hotel, em Boa Viagem. O encontro será aberto pelo presidente estadual da legenda, Sileno Guedes, e contará também com a presença de deputados federais e estaduais socialistas, além de prefeitos. Este blogueiro falará sobre o uso da net na ação parlamentar.
Pisou na bola - O presidente da Amupe, José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira,  ganhou a antipatia das lideranças de Ingazeira, município próximo, ao bombardear o projeto de uma barragem no município. Teve que emitir uma nota para negar, mas o fato é que andou tropeçando no verbo e deu uma tremenda pisada na bola.

Vai de João Paulo - Na reunião que os senadores do PT têm, hoje, com o presidente do partido, Rui Falcão, o pernambucano Humberto Costa defenderá a candidatura do deputado João Paulo ao Governo do Estado. A pauta do encontro passa pela discussão dos palanques estaduais. O partido quer se beneficiar dos governos Lula-Dilma para crescer e os senadores vão reclamar da desarticulação política no Congresso.
Aécio joga - Candidato do PSDB ao Planalto, o senador Aécio Neves tem conversado muito com o governador Eduardo Campos nos últimos dias. Alimenta a expectativa de que o socialista descole de vez do projeto petista de poder. Traduzindo: quer o apoio de Eduardo, se este não vier a disputar a Presidência da República.
Perdendo receita - A queda na arrecadação da União, apontada na justificativa para o corte de R$ 30 bilhões no Orçamento, atingirá diretamente os Estados e Municípios, deixando um rastro de problemas no próximo semestre. A previsão para as chamadas transferências constitucionais encolheu R$ 20,3 bilhões, passando de R$ 204,9 bilhões para R$ 184,6 bilhões.


CURTAS
DISCRIMINADO – Apesar de administrar o maior município do Pajeú, Luciano Duque (PT), de Serra Talhada, não tem ainda certeza de que será contemplado com uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), como ocorre com os demais municípios da região. Suspeita de que está sendo discriminado.
CHUVA – Para alívio da população do Sertão do Pajeú as chuvas voltaram a cair no último fim de semana. Choveu bem em Afogados da Ingazeira na sexta e no sábado, assim como em Carnaíba. Apesar de não garantir o milho e o feijão à mesa, as chuvas pelo menos servem para reforçar o pasto para o gado.
Perguntar não ofende: Dilma muda a articulação no Congresso ou vai continuar patinando na base?
'Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras'. (Provérbios 23:9)
 Escrito por Magno Martins, às 06h00
 
ComentáriosComentários (5)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Eduardo vê ação do PT e governo como 'atentado à democracia'
 Pré-candidato à Presidência em 2014, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), classifica como um atentado à democracia o processo em curso - que atribui ao PT e a setores do governo federal - de tentar enfraquecê-lo dentro de seu partido. A auxiliares, disse ver nesse movimento um risco de sufocamento da liberdade e que resistirá, pois 'nasceu escondido em família de foragido político e zela pela democracia'.

A informação é do jornal Valor, adiantando que os relatos chegados a Eduardo indicam um intenso processo de constrangimento de seus correligionários, que são chamados a Brasília para promessas de benefícios e pressão para que desestimulem sua candidatura.

Enquanto isso, informa Cláudio Humberto, em sua coluna desta segunda-feira que o PSB do Rio Grande do Norte torce para que Eduardo Campos (PE) desista de disputar à Presidência em 2014, o que melaria aliança com PT no Estado. ''O governador Camilo Capiberibe defendeu que seu partido, o PSB de Eduardo Campos (PE), apoie a reeleição da presidenta Dilma um dia depois de o BNDES liberar empréstimo de R$ 2,8 bilhões ao Amapá.'' 
 Escrito por Magno Martins, às 05h50
 
ComentáriosComentários (10)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Governo pagou R$ 294 milhões a firmas de lista negra
 O governo federal gastou, de 2012 até o início do mês, R$ 293,5 milhões com 79 empresas que constam de uma 'lista suja' feita pelo seu principal órgão de controle. São firmas de segurança, tecnologia, consultoria, engenharia, comunicação, entre outras atividades, e que receberam, só nos quatro primeiros meses de 2013, R$ 14,2 milhões, segundo levantamento da Folha de S.Paulo no Portal da Transparência do governo.
Em 2011, reportagem da Folha mostrou que o governo ignorava essa lista. Na ocasião, identificou, entre um total de 46, cinco casos de empresas consideradas inidôneas, punição mais grave prevista pela legislação, que continuaram recebendo pagamentos. Agora, entre as 79, seis delas são consideradas inidôneas e embolsaram, desde 2012, R$ 24,5 milhões. As demais foram punidas com suspensão e impedimento de firmar contratos por prazos que chegam até 2016. (Informações da Folha de S.Paulo - Tai Nalon)
 Escrito por Magno Martins, às 05h45
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Corrupção: Jáder e Mário Couto se acusam no Pará
 Depois de se envolver em uma briga com Antônio Carlos Magalhães que lhe custou o mandato de senador, em 2000, o senador Jader Barbalho protagoniza agora outra refrega, desta vez com o colega Mário Couto (PSDB-PA), que marca sua atuação por acalorados discursos em que denuncia supostos casos de corrupção. A ira de Jader teve início depois que Couto usou a tribuna para atacar seu filho.
O peemedebista mobilizou seu grupo político e aprovou, quarta-feira passada, na Assembleia do Pará, uma CPI para investigar desvios no Detran local, cujo alvo seria Couto. O ataque ao senador tucano ganhou as páginas do jornal de propriedade de Jader. Couto criou, em 2012, um time de futebol, a Associação Atlética Santa Cruz, de Salinópolis, cuja folha salarial chegaria a R$ 400 mil, com centro de treinamento que se equipara ao de grandes clubes do eixo Rio-São Paulo. (Informações de O GLOBO - Chico de Gois)

 Escrito por Magno Martins, às 05h30
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Toga braba
 Presidente do I Tribunal do Júri do Rio de Janeiro e conhecido pelo rigor e por sempre andar armado, o juiz Fábio Uchôa proferiu a seguinte pérola durante recente audiência: “Aqui, o réu inocente tem pena mínima”. A informação é de Ricardo Boechat, na sua coluna da ISTOÉ. Lembra o colunista que o magistrado foi quem o Tribunal estadual de Justiça escalou para substituir Patrícia Acioly, após sua execução. Os indiciados pelo crime morriam de medo ao vê-lo.
A juíza Patricia Acioli entrou para o poder judiciário em 1992, no Serviço Jurídico. Desde 1999, trabalhava como juíza na Quarta Vara Criminal de São Gonçalo. Se caracterizava por aplicar duras penas contra os traficantes de drogas, gangues e policiais corruptos. Por conta de seu procedimento, já havia recebido várias ameaças de morte. Ao chegar em sua residência, foi morta por dois homens mascarados em motocicletas com pelo menos dezesseis tiros. Foi enterrada em Niterói, deixando três filhos.
 Escrito por Magno Martins, às 05h25
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Brecha na legislação pode trazer troca-troca de partidos
 Uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de parlamentares migrarem para partidos em processo de fusão pode ser a última etapa para esvaziar por completo a regra da fidelidade partidária. Na legislatura passada, após o Supremo Tribunal Federal confirmar - em outubro de 2007 - que os mandatos pertenciam aos partidos, 38 deputados trocaram de legenda. 
As brechas deixadas pela regra e o placar de cassações mantiveram o estímulo do troca-troca partidário. Até hoje, apenas um deputado federal infiel foi cassado pela Justiça: o paraibano Walter Brito Neto, que trocou o DEM pelo PRB. No meio político, já foi anunciado que PPS e PMN se unirão para formar o MD - Mobilização Democrática.
Para que o mandato seja cassado, a legenda preterida pelo parlamentar precisa se dizer traída. Em alguns processos, o partido é questionado, mas faz vistas grossas e diz não ter sido traído. Com isso, o parlamentar infiel mantém o mandato. (Da Agência Estado)
 Escrito por Magno Martins, às 05h20
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

27
05/13
Barbosa é ridicularizado por petistas na internet
 Petistas e simpatizantes do ex-ministro José Dirceu distribuíram nas redes sociais um vídeo em que acusam o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de induzir seus pares a erro na fixação de penas dos condenados no julgamento do mensalão. Sob o título “o erro do STF”, a legenda do vídeo afirma que o STF informou a morte de uma pessoa em duas diferentes datas. Trata-se do ex-presidente do PTB José Carlos Martinez, morto num acidente aéreo em outubro de 2003.
O vídeo mostra uma intervenção do ministro Marco Aurélio ressaltando a importância da data para definir sob que regras o crime de corrupção teria sido cometido, antes ou depois de novembro. (Da Folhapress)
 Escrito por Magno Martins, às 04h40

Nenhum comentário:

Postar um comentário