sexta-feira, 1 de março de 2013

01
03/13
Eduardo reage a ataque de Lula e PT a sua candidatura
 Em reuniões sucessivas esta semana no Recife com integrantes da Executiva Nacional, líderes e governadores do PSB, Eduardo Campos (PE) traça seus próximos passos diante da investida do PT e do ex-presidente Lula contra sua provável candidatura a presidente da República. Além da artilharia petista e do fogo amigo dos irmãos Ciro e Cid Gomes, do PSB do Ceará, há no grupo de Campos insatisfação também com a presidente Dilma Rousseff, que, sem conversar com os governadores, tirou dos governos estaduais a gestão dos portos (na MP que trata do tema), vitaminando, por outro lado, a Secretaria de Portos — comandada por Leônidas Cristino, homem dos Ferreira Gomes e provável candidato a governador do Ceará. Campos, governador de Pernambuco, perde a gestão do Porto de Suape, obra que é a menina dos olhos de sua gestão no estado.
Apesar da contrariedade, os deputados Beto Albuquerque (PSB-RS) e Márcio França (PSB-SP) voltaram de Recife com a orientação de que, não é para o partido atrapalhar a votação da MP, para não parecer retaliação aos irmãos Cid e Ciro. Nesta quinta-feira, Campos se reuniu com alguns governadores e, embora não esteja verbalizando essa irritação, seus interlocutores sim.
— Isso é inaceitável! Suape é um porto exemplar! Ela não pode arrancar esse poder dos estados. Tem que haver uma posição conjunta — protestou o líder Beto Albuquerque, voltando-se para a ação política do PT: —Apesar da pressão de uns e outros, continuamos nossa caminhada transparente e pública. Não estamos fazendo nada escondido. Estamos no governo porque ajudamos a elegê-lo. Não estamos no governo de favor. (De O GLOBO - Maria Lima e Sònia Krakovics)
 Escrito por Magno Martins, às 05h50


BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

01
03/13
Eliana Calmon em mais uma polêmica com juízes
 A ministra Eliana Calmon, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), está no centro de nova polêmica após votar contra requerimento da Ajufe (Associação dos Juízes Federais) para que todos os magistrados federais tenham direito a auxílio-moradia. Ao apresentar seu voto no Conselho da Justiça Federal, ela disse entender a aflição dos juízes federais, com vencimentos defasados em relação aos estaduais, mas considerou errado distorcer a lei, 'criando um puxadinho para acomodar angústias'.
''Quando fui nomeada ministra, não tive direito a imóvel funcional, nem recebo auxílio-moradia'', diz a juíza. Ontem, 'O Estado de S. Paulo' informou sobre auxílio-alimentação de R$ 84 mil que Eliana Calmon recebeu em setembro. A ministra disse que 'o auxílio-alimentação é recebido por todos os magistrados federais'.(Da Folha de S.Paulo - Frederico Vasconcelos)
 Escrito por Magno Martins, às 05h40


BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

01
03/13
Réus do mensalão irão para a cadeia em julho
 O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, disse ontem acreditar que as penas dos réus condenados no julgamento do mensalão serão aplicadas até julho deste ano.Isso significa que, no entender de Barbosa, os 22 condenados à prisão poderão ser presos até esse prazo. Para ele, mesmo que os réus entrem com recursos contra as sentenças, julho é uma previsão 'razoável' para a execução das penas.'Por mim, encerraria [o processo] ontem', afirmou Barbosa. 'Infelizmente, tenho que respeitar os prazos.'
Ontem pela manhã, Barbosa concedeu entrevista a correspondentes de jornais estrangeiros e disse que as ordens de prisão seriam expedidas antes de 1º de julho, mas esclareceu que isso dependerá do cumprimento das últimas etapas do processo. Afirmou também que as penas definidas no julgamento 'foram baixíssimas'. (Informações da Folha de S.Paulo)
 Escrito por Magno Martins, às 05h30


BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br
 
ComentáriosComentários (3)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

01
03/13
Ex-prefeita: ''Pior negócio da vida foi me aliar a Cid''
 Após período de silêncio ao encerrar o mandato de prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins falou sobre adversários políticos e se defendeu de críticas na abertura do seminário do PT em Fortalezaque comemora os dez anos em que o grupo está à frente da presidência da República. Falando sobre o governador do Ceará, Cid Gomes, a ex-prefeita não economizou palavras: 'acho que foi o maior erro que cometi na política até hoje foi um dia ter acreditado nele', desabafou.
Sobre as críticas que vem recebendo de secretários e aliados do prefeito Roberto Cláudio, Luizianne, inicialmente, não quis tecer comentários, mas acabou rebatendo as críticas.
'Quando não se sabe fazer, não é para todo mundo, tem que se preparar. Quando as pessoas não conseguem fazer as coisas, elas tem que culpar os outros. Nesse momento, é por não saber o que fazer. O tempo todo se reclama do governo anterior e não se apresenta nada à sociedade. Tem gente aqui que tem que lavar a boca dez vezes antes de falar de mim', disse. Sobre a continuidade na liderança do PT no Ceará, Luizianne Lins disse que Lula pediu para que ela cumprisse até o final o mandato de presidente do partido. (Informações do Diario do Nordeste)
 Escrito por Magno Martins, às 05h20


BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

01
03/13
Cid defende Eduardo para vice de Dilma em 2014
 Durante evento em Fortaleza que comemora os 10 anos do PT no Governo Federal, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador cearense Cid Gomes (PSB) afirmou que seu partido tem projeto nacional, mas que a intenção de ser presidente da República, por outro lado, é projeto pessoal de Eduardo Campos. Para o governador, melhor seria se Campos ocupasse o lugar de vice da atual presidente da República, Dilma Rousseff, numa dobradinha PT-PSB.
Já em relação ao PMDB, do atual vice Michel Temer, o governador cearense ponderou que a legenda já comanda a Câmara dos Deputados e o Senado e que nada impede o aumento dos espaços do PSB. Na terça-feira, Cid admitiu até deixar o PSB caso a decisão sobre o eventual lançamento da candidatura de Campos não seja tomada de forma democrática. (De O Norte - com informações de Lucinthia Gomes)
 Escrito por Magno Martins, às 05h10


BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

01
03/13
Lei Garotinho fecha mina de ouro da imprensa
DO PORTAL BRASIL 247
 
 Deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) prometeu e cumpriu: nesta quarta, ele apresentou o projeto 5061, que acaba com a obrigatoriedade da publicação de balanços corporativos em jornais impressos.
 
A publicação mais afetada, se a lei vier a ser aprovada, será o Valor Econômico, dos grupos Globo, de João Roberto Marinho, e Folha, de Otávio Frias Filho, onde um balanço chega a custar R$ 800 mil; deputado, que é também líder do PR, apontou ganhos econômicos e ambientais na justificativa do seu projeto; será  que ele, candidato ao governo do Rio em 2014, suportará o massacre que vem pela frente? 'Não tenho medo de retaliação', avisa o parlamentar.
 Escrito por Magno Martins, às 04h55


BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

01
03/13
Petistas vaiam Cid e ovacionam Luizianne no Ceará
 Ex-aliados e desafetos desde a eleição municipal do ano passado, o governador Cid Gomes (PSB) e a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), estão presentes, na noite desta quinta-feira, 28, ao evento que comemora, em Fortaleza, o aniversário de 10 anos da chegada do PT ao Governo Federal, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O prefeito Roberto Cláudio (PSB) também compareceu. Tanto o prefeito quanto o governador foram vaiados pela plateia petista. Luizianne foi ovacionada.

Na composição da mesa, Lula sentou ao centro, com Cid à direita e Roberto Cláudio à esquerda. Luizianne ficou à esquerda do atual prefeito.

Sobre a presença do hoje adversário, Luizianne, que é presidente do PT estadual, tratou o assunto com normalidade. 'Ele foi convidado. Trato todo mundo normal, tranquilo. Eles que não me esquecem', afirmou. Sobre as críticas que recebe da nova gestão municipal, ela as qualificou de
 'falta de saber o que fazer'. E completou que 'tem gente que tem de lavar a boca 10 vezes antes de falar mal de mim'.  (O Povo))
 Escrito por Magno Martins, às 04h30


BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

01
03/13
Cardeal italiano certo de complô para matar o Papa
DO BLOG DE CAMAROTTI
 Apesar de negado publicamente, o próprio cardeal de Palermo, Paolo Romeo, chegou a relatar para alguns bispos próximos de que estava convencido da existência de um complô para matar Bento XVI. O Blog apurou que esse relato chegou a ser feito pessoalmente pelo purpurado italiano para um influente bispo da América Latina.
Há um ano, o jornal italiano Il Fatto Quotidiano(foto)revelou que haveria um complô para matar o Papa e que o sucessor seria o cardeal de Milão, Angelo Scola. Segundo a reportagem, a revelação teria sido feita pelo cardeal de Palermo numa conversa reservada, durante visita à China.
O relato dessa conversa teria sido entregue ao Papa num documento confidencial escrito em alemão pelo cardeal colombiano Dario Castrillón Hoyos. Prefeito emérito da Congregação do Clero, o colombiano é um grande amigo do Papa.
“O Papa não foi assassinado. Mas renunciou ao cargo e agora Scola aparece como favorito. Isso tem sido comentado no Vaticano”, ressaltou ao Blog um importante prelado brasileiro, preocupado com o clima de beligerância na Cúria Romana.
Quando a notícia foi publicada, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi disse que a informação estava “tão fora da realidade e tão pouco séria” que não podia ser levada em consideração. “Parece incrível e não quero nem comentar”, acrescentou Lombardi, na ocasião.
Já o cardeal de Palermo, Paolo Romeo, negou as informações e disse que não havia qualquer fundamento na reportagem. Romeo admitiu ter ido à China, mas disse que foi “uma viagem particular” e “de curta duração, limitada só à cidade de Pequim.
 Escrito por Magno Martins, às 03h51


BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

01
03/13
Bicho sim, gente não: a vida humana já não vale nada
 Um fazendeiro de Mato Grosso do Sul, Orlandino Carneiro Gonçalves, 61, matou a tiros, dia 16, um garoto índio de 15 anos, Denílson Barbosa, em sua fazenda na região de Caarapó. Segundo disse, seus cachorros latiram e correram em direção a um grupo de índios, perto de um criadouro de peixes; ele atirou no grupo.

Segundo testemunhas, foi diferente: o rapaz teria sido capturado por
dois seguranças, que atiraram a sangue frio. Mas o fazendeiro
Orlandino Carneiro Gonçalves confessa ser o matador. Dois fatos
importantes merecem destaque:

1 - a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, viajou ao Mato Grosso do Sul para conversar com o governador e tomar conhecimento dosfatos. Nada que não pudesse fazer, e mais depressa, por telefone, Internet e jornais. Prometeu rigoroso inquérito, ação urgente - e o assassino confesso continua solto.

2 - Se o fazendeiro matasse um jacaré, uma cobra ou uma paca, estaria preso sem direito a fiança. Como matou um garoto, prestou depoimento, confessou o assassínio e foi imediatamente libertado.

A vida humana já não vale nada.
 Escrito por Magno Martins, às 02h40


BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

01
03/13
O melancólico fim do pontificado de Bento 16
DO BLOG DE RICARDO KOTSCHO
 Deixando para o próximo papa uma igreja dividida e um balaio de problemas, que vão dos escândalos de pedofilia abafados por cardeais, a negócios escusos flagrados no Banco do Vaticano e o roubo de documentos pessoais que se tornaram públicos, Bento 16 encerrou nesta quinta-feira (28) os oito anos de seu melancólico pontificado.
No ritual do 'beija-mão' do qual participaram cerca de cem cardeais, o ainda papa Bento 16 resumiu assim seu trabalho como chefe da Igreja Católica: 'Nesses oito anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiosa no caminho da igreja, junto a momentos em que algumas nuvens se adensaram no céu'.
Como tem feito em todas as suas aparições públicas desde que anunciou a sua renúncia em meio ao Carnaval, Bento 16 não explicou quais foram os momentos de luz nem a que nuvens ele se refere, 'em que o Senhor parecia estar adormecido', como disse no dia anterior em sua derradeira aparição pública na praça de São Pedro, diante de 150 mil fiéis.
O fato é que ele passou suas últimas semanas no trono de São Pedro se queixando das dificuldades que enfrentou na vida de papa, não vendo a hora de se retirar para o palácio de Castel Gandolfo, onde passará os próximos dois meses, enquanto não são concluídas as reformas do convento que escolheu para morar dentro do Vaticano.
Ficam para trás três encíclicas, quatro exortações apostólicas, a nomeação de 83 cardeais e 53 viagens, mais da metade dentro da Itália -- nada que tenha mudado os rumos da igreja, mas apenas reafirmado velhos dogmas.
'Prometo minha incondicional obediência e reverência ao futuro papa', disse Bento 16, ao final do encontro com os cardeais reunidos para lhe dar adeus na Sala Clementina, em seu último dia de um papado que não deixará saudades. Melhor assim.
Afinal, pela primeira vez em mais de dois mil anos de história, teremos um papa e um ex-papa convivendo na minúscula Cidade do Vaticano.
 Escrito por Magno Martins, às 02h00


BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

01
03/13
Renan diz que nada é maior que sua vontade de acertar
 O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta-feira, no horário gratuito do PMDB na TV, que "nada é maior" que sua "vontade de acertar" à frente da presidência do Senado. Recém-eleito para o posto ao qual renunciou há pouco mais de cinco anos, Renan vem enfrentando protestos, que pedem sua renúncia, inclusive por meio de um abaixo-assinado na internet com adesão de mais de 1,6 milhão de pessoas.No programa desta quinta na TV, 16 lideranças do PMDB se revezaram na tela, entre ministros, deputados, senadores, prefeitos e o vice-presidente da República, Michel Temer, que fez o encerramento. Vários repetiram o bordão de que o PMDB é o partido que "faz a diferença" e destacaram o apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff.  (Do portal G1)
 Escrito por Magno Martins, às 01h00


BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br
 
ComentáriosComentários (4)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

01
03/13
No grito

ELIANE CANTANHÊDE*
Os articuladores e manifestantes do movimento 'Fora, Renan!', com milhares de assinaturas na internet, miraram no que viram e acertam no que não viram.
A intenção era, primeiro, impedir a posse de Renan Calheiros na presidência do Senado, criando constrangimento para a de Henrique Alves na da Câmara. Depois, minar as 'condições de governabilidade' sobretudo de Renan, mais conhecido da plateia e mais emblemático.
Não deu certo, mas obriga os presidentes do Senado e da Câmara a se esfalfarem para dar respostas à pressão e mostrar que são melhores do que parecem. Há nisso, obviamente, um forte lado marqueteiro. Mas há também efeitos práticos.
Renan promete reduzir cargos comissionados e transformar o serviço médico do Senado em posto de emergência, despachando os médicos para o SUS. Se vai ter força para fazer, não se sabe. Mas a promessa é boa.
E Henrique reuniu os líderes, num dia, e colocou para votar, no outro, o fim do 14º e do 15º salários de Suas Excelências. Em vez de dois salários a mais em todos os quatro (ou oito anos) de mandato, vão passar a ter direito a um a mais só em dois anos, o de chegada e o de saída (mesmo os que, reeleitos, saem sem sair).
A excrescência significava cerca de R$ 54 mil a mais para cada parlamentar e de R$ 30 milhões a menos para os cofres públicos por ano. Como foi criada em 1946 -há quase 70 anos, portanto-, não era nada simples acabar com ela. Só mesmo por forte pressão da sociedade.
Como, aliás, ocorreu com o descalabro do Tribunal de Contas do DF, que tenta aumentar de 43,53% a 65% os salários de seus funcionários. A medida, vetada pelo governo do DF e aprovada pela Câmara Distrital, acaba de ser suspensa por liminar do Tribunal de Justiça. Depois, claro, de parar na imprensa.
Moral da história: resistir, pressionar e gritar é preciso, sempre e cada vez mais. A luta continua!  (* Folha de S.Paulo)
 Escrito por Magno Martins, às 00h00

BLOG DO MAGNO MARTINS

http://www.blogdomagno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário