terça-feira, 16 de abril de 2013

Alckmin minimiza rumores sobre saída de Serra do PSDB
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta terça-feira (16) que "não têm procedência" os rumores de que o ex-governador José Serra pretende deixar o partido. Segundo Alckmin, Serra não vive um desgaste interno. "Ele é fundador do partido, uma das grandes lideranças, um dos melhores quadros da política brasileira", disse.

Questionado se apoia o vereador Andrea Matarazzo (PSDB), um dos pré-candidatos da sigla à Prefeitura de São Paulo em 2016, para comandar o diretório municipal da legenda de São Paulo, Alckmin desconversou. A medida seria um afago em Serra, que é aliado de Matarazzo. "Eu acho que vai ter um bom entendimento e Andrea é um grande nome", afirmou.

Serra foi convidado pelo presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), para fazer parte do novo partido que resultará da fusão com PMN e deve apoiar a candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Freire descartou que a fusão servirá para que Serra deixe o PSDB e dispute pela terceira vez o Palácio do Planalto. A fusão entre PPS e PMN deve ser formalizada amanhã (17). Freire disse que ele fez um convite a Serra sem compromisso com a corrida ao Planalto, mas que ainda não recebeu resposta.

Segundo aliados, José Serra sabe que, hoje, não há espaço no novo PPS para que ele concorra à Presidência. Mas garantem: ele sente-se asfixiado no PSDB.
 Escrito por Magno Martins, às 19h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Presidente da Câmara do Recife é atropelado e está hospitalizado
O presidente da Câmara do Recife, Vicente André Gomes (PSB), sofreu um acidente na tarde desta terça-feira (16). O socialista foi atropelado por uma moto por volta das 14h30, em frente à casa de shows Chevrolet Hall, em Olinda, quando seguia para o seu carro. Ao ser atingido, ele foi arremessado e sofreu escoriações no corpo e um traumatismo na cabeça. As informações são do Blog da Folha.
Vicente André Gomes foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e deu entrada no Hospital Santa Joana, que fica na área central do Recife. Segundo a assessoria de imprensa do presidente da Câmara, ele deu entrada agora há pouco para fazer tomografia e saber qual a situação do traumatismo, mas está lúcido e seu quadro é estável. Às 10h desta quarta-feira (17), a unidade de saúde emite boletim oficial sobre a situação do vereador.
 Escrito por Magno Martins, às 18h49
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Entre no face e participe ao vivo do Frente a Frente
Já estou nos estúdios da Rede Pernambucana de Rádio. Daqui a pouco, passo a ancorar o programa Frente a Frente, em companhia de Adriano Roberto. O programa é retransmitido por 30 emissoras no Estado, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.
Se você estiver em outro Estado ou País, ouça pela rádio do blog clicando no botão aí ao lado “Frente a Frente com Magno Martins”. Participe! Mande o seu e-mail nofrenteafrentecommagno@gmail.com ou participe entrando no facebook magnomartinsfonseca.
 Escrito por Magno Martins, às 18h01
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Armando e Eduardo avaliam pacto federativo no Congresso















Temas da agenda federativa que tramitam no Senado foram o centro das discussões durante a reunião-almoço do governador Eduardo Campos (PSB) com o bloco "União e Força", que reúne 12 senadores do PTB, PR, PSC e PPL, nesta terça-feira (16), em Brasília.

A convite do senador Armando Monteiro (PTB-PE), que recepcionou Eduardo em seu gabinete antes do encontro, o governador abordou temas relativos a mudanças na legislação do ICMS, renegociação das dívidas dos Estados, criação do fundo de desenvolvimento regional, do fundo de compensação financeira, entre outros itens, que integram a agenda de um novo pacto federativo no Brasil.

Na avaliação de Armando, foi um encontro extremamente positivo. “Foi uma pauta importantíssima no atual cenário de discussões e é sempre oportuna e bem-vinda a contribuição para este debate de um ator político nacionalmente importante como o governador Eduardo Campos, que, além de sensibilidade, tem amplo conhecimento sobre esses temas. Foi um encontro muito produtivo”, destacou.

Além de integrantes do bloco, participaram do almoço os senadores Rodrigo Rollemberg (DF) e Lídece da Mata (BA) e o deputado federal Beto Albuquerque (RS), membros do PSB, partido presidido nacionalmente por Eduardo.
 Escrito por Magno Martins, às 18h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
TRE cassa mandato do prefeito de Brejo da Madre de Deus
Em sessão que acabou há pouco, o plenário do Tribunal Regional Eleitoral cassou por três votos a dois o mandato do prefeito de Brejo da Madres de Deus, Edson Souza(PTB), acusado de ter usado a máquina da Prefeitira numa festa para o ex-deputado federal Pedro Corrêa.
Com base nas denúncias, a juíza Maria Adelaide, responsável pela comarca do município, moveu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o gestor.
Cassado, Edson será afastado e caberá ao Tribunal decidir se o segundo colocado nas eleições do ano passado, Roberto Asfora (PSDB), assume a administração municipal de imediato ou se haverá um novo pleito na cidade. O mais provável é que ocorra uma nova eleição.
 Escrito por Magno Martins, às 17h42
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Fracassa licitação das linhas de ônibus do Grande Recife












O transporte público de qualidade operado por ônibus sofre mais um baque.  Agora pela manhã deu vazia a primeira etapa da licitação das linhas de ônibus em operação na Região Metropolitana do Recife, um contrato de R$ 15 bilhões, discutida pelo Governo de Pernambuco há mais de dez anos e em processo de ser viabilizada há mais de cinco.

“Dar vazia” é um expressão usada tecnicamente para informar que ninguém se interessou em apresentar propostas para concorrer à prestação do serviço de transporte da RMR, uma operação estimada em R$ 60 milhões por mês.

Não só os empresários pernambucanos que operam o setor atualmente deixaram de participar, mas também os nacionais e até internacionais, já que a concorrência pública é aberta para o mundo. Nos bastidores, comenta-se que ninguém compareceu porque as exigências e critérios da licitação eram muitas, sem o retorno financeiro que equilibrasse a conta. A informação é de que os sete lotes previstos eram deficitários, ou seja, do jeito que está no edital, seria prejuízo – a receita não cobriria os custos.

Na audiência pública realizada pelo Governo do Estado para discutir a proposta, no ano passado, os empresários do setor, alguns técnicos e representantes da população deixaram claro que existiam falhas no processo porque havia muitas exigências e pouca perspectiva de retorno financeiro e, por isso, ninguém compareceu. Os empresários do setor não falam, mas especula-se que houve um movimento orquestrado para boicotar o processo. O sinal de alerta fica por conta da ausência dos possíveis concorrentes nacionais e internacionais.

A Secretaria das Cidades e o Grande Recife Consórcio de Transportes ainda não se pronunciaram, mas deverão fazê-lo até  o fim do dia. O Urbana-PE, sindicato do setor, também não, alegando que o tema diz respeito a uma relação particular das empresas.

Com informações de Roberta Soares (Jornal do Commercio).
 Escrito por Magno Martins, às 17h30
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16

 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo
16
04/13
Secretaria de Transportes libera tráfego na BR-101 Sul















A Secretaria Estadual de Transportes, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), liberou o tráfego no trecho de 4 km da BR-101 Sul, no trecho que vai da rotatória do Hospital Metropolitano Dom Helder Câmara até o entroncamento com viaduto da PE-60, onde estavam sendo realizados serviços de troca de placas de pavimento rígido (concreto).

A liberação aconteceu noite de ontem (15), quando foi feita a retirada dos equipamentos que sinalizavam a obra e feita a limpeza do pavimento. Na manhã desta terça-feira (16), o tráfego na área, que é de 45 mil veículos/dia, fluía normalmente.

De acordo com os caminhoneiros Paulo Nunes de Oliveira e Sidcley Alves, após a obra, a estimativa é de que haja economia de até 30 minutos no trajeto. Veranistas que se dirigem até as praias do Litoral Sul também serão beneficiados, visto que poderão chegar ao seu destino com maior rapidez e segurança.
 Escrito por Magno Martins, às 17h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Cabo discute políticas contra violência sexual







A exploração sexual cometida contra crianças e adolescentes é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos. Visando coibir esse tipo de crime no município, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho coloca em prática o projeto “Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. A primeira ação terá início na próxima segunda-feira (22) com um fórum de discussão que visa promover a atualização e lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A proposta é trabalhar a temática junto ao público infantil e juvenil nas escolas municipais. Para isso, serão realizados 18 seminários, incluindo rodas de diálogos. A atividade é uma ação da Secretaria de Programas Sociais e será executada em parceria com Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Ainda estão previstos dois fóruns de discussão para atualização e lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
 Escrito por Magno Martins, às 16h30
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Guga visita o blog e anuncia reforma do Hospital de Sertânia
















Em visita ao blog, há pouco, o prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB), anunciou que vai receber no próximo dia cinco de maio o primeiro repasse fundo de desenvolvimento anunciado pelo governador Eduardo Campos (PSB) em Gravatá, no início do ano.

Segundo o tucano, a Câmara de Vereadores de Sertânia já teria aprovado as exigências necessárias para o recebimento da verba estadual e garantiu que boa parte dos recursos será destinada à restauração e modernização do hospital municipal.
 Escrito por Magno Martins, às 16h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Araripina: pau-de-arara ainda é transporte escolar
















De acordo com o Blog do Dante Arruda, em Araripina, no Sertão do Estado, alunos da rede municipal de ensino têm sido transportados de suas residências para as escolas da região por meio de pau-de-arara. O blogueiro atribui o fato à secretária de Educação de Araripina, Cibele Arraes, que, segundo ele, utiliza o meio de transporte para “agradar correligionários” do prefeito Alexandre Arraes (PSB) e fechar acordos ignorando os aportes federais que a cidade tem recebido.

A utilização do pau-de-arara para transporte humano é prática proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito por oferecer riscos à integridade física do indivíduo. Segundo Dante Arruda, os alunos pertencem ao distrito de Serra do Marinheiro e estudam na Escola da Independência, e confessaram que sofrem com a poeira e com a falta de conforto típicos desse tipo de veículo.
 Escrito por Magno Martins, às 15h30
 
ComentáriosComentários (3)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Em Brasília, Lossio apresenta resultados do Nova Semente
















O prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), foi convidado para apresentar um dos painéis do 1º Seminário Internacional da Primeira Infância, promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília(DF), de hoje (16) até quinta-feira (18). Representantes de vários países participam do evento, que discute a construção de um marco legal que integre as políticas públicas voltadas para gestantes e crianças de zero a seis anos.

De acordo com a programação oficial, Lossio apresentará dados sobre o Programa Nova Semente. A apresentação do gestor petrolinense será na quinta-feira, pela manhã. “Através do programa, Petrolina é a cidade que mais cuida das crianças e o nosso objetivo é buscar mais investimentos e melhorar cada vez mais o índice educacional no nosso município”, disse Lossio.

No seminário, os participantes terão a oportunidade de debater os avanços, iniciativas e desafios que o país precisa nas áreas de saúde e educação. Entre os assuntos em pauta, a elaboração de leis que respeitem a relação da criança com o espaço urbano e o meio ambiente; a regulamentação da publicidade voltada à criança, formação e contratação de cuidadores, educadores e babás.

Estão previstas participações dos ministros Aloizio Mercadante (Educação), Alexandre Padilha (Saúde) e Tereza Campelo (Desenvolvimento Social), além de nomes como Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos), James Heckman (Prêmio Nobel de Literatura), entre outros.
 Escrito por Magno Martins, às 15h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Câmara rejeita periculosidade para cortadores de cana















A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados rejeitou, na sessão de ontem (15), o Projeto de Lei 6692/06, de autoria do deputado Vicentinho (PT-SP), que garantia adicional de periculosidade ao cortador de cana. A proposta, que inclui o trabalho dos cortadores de cana-de-açúcar entre as atividades consideradas perigosas pela Consolidação das Leis do Trabalho, foi rejeitada na única comissão de mérito e, a não ser que haja recurso, será arquivada.

A comissão aprovou parecer do deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), que recomendou a rejeição do texto. O democrata considera que a atividade de corte de cana "não atende os requisitos legais e técnicos da periculosidade" e argumentou que a periculosidade pressupõe indenização aos trabalhadores que estiverem em contato com inflamáveis ou explosivos, com contato em caráter permanente e em condição de risco acentuado.
“Esse projeto não pode prosperar porque a periculosidade está relacionada à exposição a materiais inflamáveis e explosivos, o que não ocorre no corte de cana”, justificou o democrata.
 Escrito por Magno Martins, às 14h30
 
ComentáriosComentários (5)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Fernando Damasceno é o novo desembargador do TRF5
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) tem novo desembargador federal. A presidente Dilma Rousseff (PT) nomeou, ontem (15), o procurador da República Fernando Braga Damasceno para ocupar a vaga destinada a membro do Ministério Público Federal, decorrente da aposentadoria compulsória do desembargador Paulo Gadelha, em setembro do ano passado.
A nomeação de Damasceno foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (16). O procurador da República, juntamente com o procurador regional da República, Antônio Edílio, e o procurador da República no Ceará, Márcio Torres, fizeram parte da lista tríplice formada pelo Pleno do TRF5 e encaminhada à presidente Dilma Rousseff em novembro do ano passado.

Titular da Procuradoria da República no município de Sobral, o cearense Fernando Braga Damasceno, 39 anos, é casado, mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorando em ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Com mais de 19 anos de experiência de foro na Justiça Federal, sendo seis como servidor efetivo da Justiça Federal no Ceará (JFCE) e 13 como Procurador da República, Damasceno foi aprovado em diversos outros concursos públicos, como o de juiz federal, advogado da União, assistente jurídico da AGU, entre outros.
 Escrito por Magno Martins, às 14h00
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
FMI reduz projeção de crescimento da economia do país para 3%
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu para 3% a projeção de crescimento da economia brasileira este ano. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi reduzida em 0,5% com relação à previsão divulgada pelo organismo em janeiro. A estimativa para 2014 foi ajustada para cima em 0,1 ponto percentual, alcançando agora 4%.

As projeções foram divulgadas nesta terça-feira (16/4) no segundo o relatório trimestral Panorama Econômico Global. Para o FMI, o crescimento da economia brasileira será menor que a média mundial (3,3%) prevista para 2013. A estimativa ficou 0,2 ponto percentual abaixo do projetado em janeiro. Em 2014, a expectativa é que o crescimento da economia mundial seja 4%, a mesma projeção anterior.

Essa desaceleração, segundo o FMI, “foi particularmente acentuada no Brasil, a maior economia da região [América Latina], onde políticas de estímulo não foram capazes de estimular o investimento privado”. A desaceleração brasileira, acrescenta a instituição, acabou contagiando os tradicionais parceiros comerciais do país na região, como a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.

De acordo com avaliação do FMI, neste ano, a expectativa é que haja recuperação da atividade econômica no Brasil como resposta às reduções da taxa básica de juros no ano passado e às medidas para estimular o investimento privado. Mas, segundo a instituição, restrições de oferta podem limitar o ritmo de crescimento no curto prazo.
 Escrito por Magno Martins, às 13h30
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Caruaru: poucos aparecem para receber José Dirceu













Ex-ministro da Casa Civil e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos e dez meses de prisão por envolvimento no esquema do mensalão, José Dirceu (PT) esteve em Caruaru, na manhã desta terça-feira (16), para visitar a Fazenda Normandia, onde conversou com a imprensa e militantes do Movimento Sem Terra (MST).

'Voltar a Caruaru é sempre um prazer. Estive aqui no São João, fui convidado pelo deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e pelo prefeito [José Queiroz] e fiz questão, vindo a Pernambuco, de passar por Caruaru. Gostaria até de visitar outros municípios, mas não tenho como', comentou Dirceu.
Ao contrário do que aconteceu ontem (15) no Recife, quase ninguém foi prestigiar o ex-ministro no assentamento do MST. Por lá, apenas os secretários municipais Rui Lira e Louise Caroline, o secretário do PCdoB, Lino Portela, e pouco mais de 15 integrantes movimento.
De acordo com o ex-ministro, a recepção que está recebendo nas viagens que tem feito ao redor do país é a mesma desde que começou a militar, há cerca de 30 anos. “Eu sempre tenho viajado e sou bem recebido, independente de eu ter sido condenado', disse o petista.

Com informações do Jornal Vanguarda.
 Escrito por Magno Martins, às 13h00
 
ComentáriosComentários (2)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Governo prevê mínimo de R$ 719 em 2014

















O salário mínimo deverá passar para R$ 719,48 no próximo ano. O valor consta no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, enviado hoje (16) pelo Executivo ao Congresso Nacional. De acordo com a proposta, o mínimo terá reajuste de 6,12% no ano que vem.

O projeto também prevê crescimento de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014 e inflação oficial também de 4,5% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Apesar da perspectiva de que o Banco Central volte a reajustar os juros básicos da economia na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o documento indica manutenção da taxa Selic em 7,25% a.a. pelos próximos três anos, ou seja, até o fim de 2016.
 Escrito por Magno Martins, às 12h30
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
"Três porquinhos" para a campanha de Dilma em 2014

















A um ano e meio da eleição presidencial, não faltam no PT especulações sobre como será o comando da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Embora ainda não haja confirmação, há quem aposte que a presidente vai mesmo reeditar a fórmula dos “três porquinhos” que embalou a eleição de 2010.

O apelido foi dado pela própria Dilma ao trio de coordenadores que a acompanhava em todas as reuniões para decidir os rumos da campanha – o então presidente do PT, José Eduardo Dutra, o então deputado Antônio Palocci e o atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

A versão 2014 dos “três porquinhos”, arriscam alguns petistas, seria integrada pelo presidente do PT, Rui Falcão. Ao lado dele, um dos cotados é o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que se transformou nos últimos meses em um dos homens da confiança da presidente.

Mercadante, entretanto, vem se colocando como pré-candidato ao Governo de São Paulo e, de acordo com colegas de partido, tem boas chances de se viabilizar se tiver o endosso da presidente. Seu maior rival na corrida ao Palácio dos Bandeirantes, por enquanto, é o também ministro Alexandre Padilha (Saúde). Se ficar fora da corrida eleitoral, aí sim o ministro da Educação é visto como opção para a coordenação da campanha – e também como um possível substituto da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Para a terceira vaga – se é que ela vai de fato existir -, petistas dizem que um dos que andam se colocando à disposição é governador da Bahia, Jaques Wagner. Joga a favor dele a boa relação mantida com Dilma e a presença no Nordeste – terreno onde poderia ganhar fôlego uma candidatura do socialista Eduardo Campos. Por outro lado, preocupa o partido a popularidade baixa da administração comandada pelo petista na Bahia.

Seja como for, é certo que a campanha será de fato dirigida nos bastidores pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com informações de Clarissa Oliveira (Poder Online).
 Escrito por Magno Martins, às 12h00
 
ComentáriosComentários (2)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

16
04/13
Jarbas luta por sua sobrevivência política, alfineta Guerra
Presidente nacional do PSDB, o deputado federal Sérgio Guerra (PE) voltou a afirmar que a candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República vai ajudar o desempenho do projeto eleitoral do senador Aécio Neves (MG) em 2014. Em entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura, na noite de ontem (15), o tucano defendeu a ideia de que o projeto socialista deve fragmentar votos nas regiões Norte e Nordeste.
“A candidatura de Eduardo Campos ajuda imensamente o Brasil. Ajuda Aécio também. Nas últimas eleições, eu participei muito por dentro. Elas eram muito equilibradas até o Nordeste. De repente, a diferença que a gente fazia aqui em São Paulo ia embora entre o Maranhão e o Amazonas, por exemplo. Eu não estou nem falando no Nordeste de maneira especial, mas Maranhão e Piauí já somavam alguns milhões de votos”, analisou Guerra.

O tucano também disse acreditar que a hegemonia do PT na região do Nordeste está terminando e citou, como exemplos que corroboram sua teoria, o baixo crescimento econômico, a gestão da Petrobras e as dificuldades do Governo Federal na condução da economia, a exemplo do crescimento da inflação. “Aquela hegemonia do Nordeste era bastante prejudicial para as possibilidades da oposição. Acho que uma candidatura como a de Eduardo, que tem vigor, tem energia, tem bastante chance de equilibrar a votação de uma maneira geral e a votação do Nordeste em particular”, completou.

Sobre a recente afirmação do presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire, de que a sigla poderia vir a apoiar a candidatura de Eduardo, Guerra disse que a declaração pode ser fruto de um entendimento interno de que, neste momento, uma composição com o PSB possa gerar vantagens para a estruturação e melhor desempenho do PPS, mas admite que não enxerga “condições resolvidas” no partido pós-socialista.

Sérgio Guerra também analisou outras possíveis perdas, como a movimentação do ex-governador Jorge Bornhausen (ex-DEM) pelo PSD e o apoio do senador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos (PMDB). “A questão de Jarbas é de sobrevivência política em Pernambuco. Ele foi governador de Pernambuco, mas enfrentou um sério declínio. Nas últimas eleições, ele não elegeu o filho vereador do Recife. Então, ele tem problemas de sobrevivência eleitoral”, alfinetou o tucano.

Com informações de Tércio Amaral (Diario de Pernambuco).
 Escrito por Magno Martins, às 11h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário