sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dilma diz que Brasil é ''insuperável'' na preparação para Copa

















Apesar dos atrasos nas obras de estádios e infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta sexta-feira (5), na inauguração da Arena Fonte Nova, em Salvador, que o Brasil tem sido "insuperável" fora de campo na preparação para a competição.

O estádio na capital baiana, o terceiro a ficar pronto entre os 12 que serão utilizados na Copa do Mundo, tinha prazo inicial de conclusão até dezembro de 2012 para a Copa das Confederações - que será realizada em junho deste ano -, mas, assim como outras arenas, estourou o cronograma.

Dilma, que também participou das inaugurações dos outros dois estádios prontos - o Mineirão em Belo Horizonte e a Arena Castelão, em Fortaleza - fez uma comparação entre o futebol brasileiro dentro de campo, dono de cinco títulos mundiais, com a preparação do país para o torneio.

"Nós estamos superando as expectativas. De fato nós somos um país conhecido como sendo insuperável ali naquele campo, mas estamos mostrando que somos também um país insuperável fora de campo, nós somos capazes", disse a presidente. E acrescentou: "Nós somos capazes de mostrar que o Brasil dará uma imensa qualidade à Copa das Confederações, à Copa do Mundo e às Olimpíadas nas disputas futebolísticas. Não é qualquer país que tem essa qualidade e essa beleza nos seus estádios".

Mesmo dentro de campo, o Brasil já não tem mais o mesmo domínio no cenário mundial de outras épocas. A seleção brasileira, que não passa das quartas de final de uma Copa do Mundo desde 2002, ainda não venceu em três jogos disputados sob comando do técnico Luiz Felipe Scolari, que assumiu a equipe no fim do ano passado.

O estádio da Fonte Nova é o terceiro a ser inaugurado entre os seis que serão utilizados na Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho. Apenas Fortaleza e Belo Horizonte cumpriram o cronograma original que previa a entrega das arenas até dezembro. Devido aos atrasos nas obras, a Fifa estendeu o prazo da entrega até abril para Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Brasília.
 Escrito por Magno Martins, às 20h00
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

05
04/13
Tony Gel: "Nunca vi verdade nos olhos de Queiroz"
















O deputado estadual Tony Gel (DEM) revelou hoje (5) à imprensa de Caruaru que no passado foi convidado pelo prefeito José Queiroz (PDT) para integrar seu grupo político, mas recusou o convite. "Nunca vi verdade nos olhos dele", disse Gel.

O democrata também comentou as declarações de Zé Queiroz de que seu filho, Wolney Queiroz (PDT), é o maior deputado federal da história da cidade, suplantando nomes como de Fernando Lyra. "A coruja sempre diz que os seus filhos são os mais belos", ironizou.

Questionado sobre as eleições de 2014, Tony Gel disse que poderá ser candidato a deputado federal, fazendo dobradinha com Miriam Lacerda. "Mas posso também ser candidato à reeleição. Vai depender das circunstâncias", disse.

Por fim, o parlamentar voltou a defender o nome do governador Eduardo Campos (PSB) para Presidência da República ao dizer que “Aécio Neves (PSDB) é um bom quadro, mas seria minha segunda opção".
 Escrito por Magno Martins, às 19h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

05
04/13
Advogado pernambucano assume lugar de Ayres no STF
Heleno Torres é o novo ministro do STF

A presidente Dilma deve indicar, daqui a pouco, o nome do advogado pernambucano Heleno Torres, que reside há muito tempo em São Paulo, para a vaga do ministro Carlos Ayres Brito no Supremo Tribunal Federal. Mas antes de ser nomeado, Torres passará pela tradicional sabatina no Senado, provavelmente já na semana que vem.

Professor da Universidade de São Paulo (USP), o pernambucano Torres entrará na vaga do sergipano Carlos Ayres Britto, que presidiu o Supremo e deixou a Corte no fim do ano passado.
O novo ministro é ligado a Ricardo Lewandowski, que foi relator do processo do mensalão, e também ao prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT). O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, é o outro padrinho da indicação de Torres.
 Escrito por Magno Martins, às 18h15
 
ComentáriosComentários (4)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

05
04/13
São Paulo: membros do PSB lançam candidatura de Eduardo













Militantes e assessores do PSB que aguardam a participação de Eduardo Campos (PSB) no Congresso Estadual de Munícipios, em Santos (SP), compareceram ao evento desta sexta-feira (5) uniformizados, exibindo um slogan que deverá ser usado pelo governador em sua eventual candidatura ao Palácio do Planalto. Produzidas pelo Diretório Estadual do PSB em São Paulo, as camisetas e os lenços contêm a inscrição “Eu quero conhecer o novo”. Alguns deles apresentam o nome de Eduardo Campos seguido da inscrição: “um novo caminho para um novo Brasil”.

Em faixas, colocadas no evento por vereadores e deputados do PSB, a imagem de Eduardo Campos é bastante explorada. Em uma delas, um parlamentar lança a candidatura do governador de Pernambuco ao Palácio do Planalto: “alternativa para um país mais justo”.

Nos últimos meses, Eduardo tem intensificado os encontros com empresários, políticos e trabalhadores. Na segunda-feira (8), por exemplo, o socialista participará de reunião da Força Sindical, em São Paulo.

Em conversas recentes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, contudo, que considera reversível a candidatura do aliado, uma vez que, na avaliação dele, não há espaço para duas candidaturas de esquerda na disputa do ano que vem. Segundo Lula, caso Eduardo queira disputar, o socialista terá de se aproximar da direita e abrir mão de bandeiras da atual gestão.
 Escrito por Magno Martins, às 18h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

05
04/13
Armando cobra obras de infraestrutura contra seca















Em seu pronunciamento, na última quinta-feira (4), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) destacou a importância das medidas para combater a seca no Nordeste anunciadas nesta semana pela presidente Dilma Rousseff (PT) durante reunião da Sudene, em Fortaleza (CE). No entanto, Armando as considerou insuficientes para o enfrentamento do problema.

O senador reconheceu os esforços dos governos federal e estadual no combate à seca. Ao todo, serão R$ 9 bilhões para o enfrentamento de problemas gerados pela estiagem, em medidas que vão desde as operações de carros-pipa, construção de cisternas e perfuração de poços, além da prorrogação das operações de crédito rural para os agricultores.

Para o senador, as medidas são um auxílio fundamental para minorar os efeitos econômicos e sociais oriundos da dura e longa estiagem no Nordeste e, em especial, em Pernambuco.
Mas Armando cobrou mais. Quer que o Governo Federal invista em obras de infraestrutura e políticas públicas para o convívio com a seca. Ele entende que é preciso avançar nas ações que hoje basicamente são emergenciais. “É preciso acelerar as obras de transposição do São Francisco, construir barragens e viabilizar o sistema de adutoras”, disse.

Aliado a isso, Armando compartilha da opinião do governador Eduardo Campos (PSB) de desonerar do PIS-Cofins as companhias estaduais de água, que perdem com a estiagem. “Precisamos ter uma visão estratégica para fortalecer a base econômica da região e das áreas mais suscetíveis à estiagem, calcados num modelo de desenvolvimento de longo prazo”, afirmou.
 Escrito por Magno Martins, às 17h30
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo








05
04/13
Líder da oposição cobra de Geraldo explicações sobre obras















A líder da oposição na Câmara do Recife, vereadora Aline Mariano (PSDB), protocolou na manhã de hoje (5) uma carta cobrando um posicionamento oficial da Prefeitura do Recife a respeito de um relatório de obras inacabadas, um relatório com os contratos com termos aditivos, um diagnóstico da educação e a proposta do pacto pela educação apresentadas pelos membros da oposição em uma reunião de trabalho realizada em fevereiro.

Até o momento, o grupo afirma não ter recebido qualquer posicionamento por parte do prefeito Geraldo Julio (PSB), e soube apenas de algumas notícias através da imprensa.
Enquanto representantes do Poder Legislativo Municipal, a bancada diz se sentir desrespeitada por não ter recebido um posicionamento oficial, uma vez que o prefeito se comprometeu a analisar o material e procurar os vereadores com uma resposta sobre os assuntos em questão.
 Escrito por Magno Martins, às 17h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

05
04/13
Governo do Estado inicia construção do Presídio de Tacaimbó















O Governo de Pernambuco iniciou, na última quinta-feira (4), a limpeza da área onde será erguido o Presídio de Tacaimbó, município localizado no Agreste do Estado. O local terá capacidade para abrigar cerca de 600 reeducandos do regime fechado, distribuindo-os em três pavilhões, sendo dois de convívio coletivo e um com apenas um detento por cela.

A obra, orçada em R$ 30 milhões, tem previsão de conclusão até o final de 2014, para quando estão previstas a abertura de sete mil novas vagas no sistema penitenciário. Além da nova unidade de Tacaimbó, a região do Agreste será beneficiada com a construção da Cadeia de Santa Cruz do Capibaribe, a ampliação da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, e com a reinauguração da Cadeia de Goiana.

De acordo com o secretário de Ressocialização do Estado, Romero Ribeiro, o sistema carcerário de Pernambuco avançou bastante nos últimos sete anos. “O governo vai aumentar em mais de 70% a oferta de vagas com a construção de novas unidades prisionais e ampliação das já existentes. Além disso, temos investido em tecnologia, como o Centro de Monitoramento Eletrônico, o Censo Penitenciário e o Sistema Integrado de Administração Prisional”, destacou o gestor.
 Escrito por Magno Martins, às 16h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário