sexta-feira, 5 de abril de 2013


ex-presidente

Procuradoria pede investigação sobre participação de Lula no Mensalão

POSTADO ÀS 20:07 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Foto: Agência Brasil
Uma suposta participação do ex-presidente Lula e do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci no esquema do Mensalão deverá ser alvo de investigação da Polícia Federal. Nesta sexta-feira (5), a Procuradoria da República no Distrito Federal solicitou a abertura de um inquérito sobre o caso. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
Marcos Valério diz à Procuradoria-Geral que Lula recebia dinheiro do mensalão

Em depoimento em setembro do ano passado, o publicitário Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão, acusou Lula de negociar com o então presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta, o repasse de US$ 7 milhões para o PT. O ex-presidente nega qualquer envolvimento.

Caso o pedido da Procuradoria seja acolhido, Lula será investigado pela primeira vez sobre o escândalo do Mensalão.

Além de Marcos Valério, no ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 24 réus, entre eles o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente nacional da legenda José Genoíno.

O esquema do Mensalão envolveu pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio ao governo federal no Congresso.
Postado por Gabriela López | Notícias | 0 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
eleições 2014

PSB tenta montar palanque para Campos em São Paulo

POSTADO ÀS 19:55 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Da Agência Estado

Embora não tenha assumido a candidatura do governador Eduardo Campos à Presidência da República, o PSB se movimenta nos bastidores para montar um palanque em São Paulo para o presidenciável. Nesta sexta-feira, após encontro de Campos com prefeitos do Estado, realizado em Santos, o presidente do PSB paulista, deputado federal Márcio França, admitiu que a sigla deve discutir com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) um palanque duplo (para Aécio e para Campos), caso não consiga viabilizar uma candidatura própria. A mais cotada para a missão de se lançar candidata ao governo paulista em favor de Campos seria, em sua opinião, a deputada federal Luíza Erundina.
Eduardo Campos diz que PSB não precisa de licença de outra legenda para disputar eleição

"Ele (Campos) sendo candidato a presidente, terá de ter um palanque em São Paulo. Ou o governador Alckmin abre esse palanque ou vamos ter candidato próprio", afirmou França. Ao saber que Campos estaria no Estado palestrando no 57º Congresso Estadual de Municípios, o governador tucano o convidou para um jantar na capital paulista, mas ele recusou por já ter um convite para jantar com parlamentares paulistas em Santos.

Outra possibilidade de palanque paulista para Campos, considerada pelos pessebistas, é a candidatura do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). França lembrou o apoio do PSB na formação da legenda de Kassab. "Nós o ajudamos bastante. A gente espera que ele tenha essa consideração", disse o cacique do PSB, assumindo que sabe da dificuldade em convencer o PSD, uma vez que existe uma aproximação do partido de Kassab com o PT da presidente Dilma Rousseff.

Segundo França, oficialmente as discussões sobre o futuro da aliança PSB-PSDB em São Paulo não foram abertas, uma vez que Campos ainda não definiu sua candidatura. A própria Erundina, que desconversa sobre sua possível candidatura ao governo de São Paulo, diz que sua missão em 2014 é "ajudar a eleger o Eduardo". "Pelo partido, ele seria candidato, sou a principal defensora da candidatura dele", comentou. "Nós queremos o novo no País", completou a deputada, seguindo slogan estampado em camisetas e faixas de militantes que foram trazidos de diversas partes pelo diretório estadual ao evento.
Postado por Gabriela López | Notícias | 0 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
setor metalmecânico

Empresa russa pode instalar planta industrial em Pernambuco

POSTADO ÀS 19:52 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Investimentos russos podem estar mais perto de Pernambuco. O vice-governador do Estado, João Lyra Neto (PDT), assinou na tarde desta sexta-feira (5) um Protocolo de Entendimento com o conglomerado de empresas do setor metalmecânico Metal Technology. Com o documento, o grupo inicia um processo de prospecção para implantação de uma planta industrial para fabricação de equipamentos para soldagem de linhas férreas e outros materiais ferroviários.

"A partir desta assinatura, o Governo de Pernambuco através da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper) e da Secretaria de Governo (Segov) irá dispor de um conjunto de informações que subsidiarão a holding que também deverá enviar, nos próximos dias, um grupo para uma visita mais detalhada ao Estado", detalhou o diretor presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima. O grupo deverá decidir sobre o investimento em até 90 dias.
Postado por Gabriela López | Notícias | 0 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
2014

Eduardo Campos diz que PSB não precisa de licença de outra legenda para disputar eleição

POSTADO ÀS 19:15 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Da Agência Estado

O governador de Pernambuco e virtual candidato do PSB à Presidência da República em 2014, Eduardo Campos, pediu nesta sexta-feira (5) paciência para que seu partido decida, a seu tempo, se haverá ou não candidatura própria nas eleições do ano que vem. Em um recado indireto ao PT, Campos disse que seu partido, o qual preside, não precisa da licença de outra sigla para lançar candidato. "Nunca fomos e nem vamos ser sublegenda de absolutamente ninguém", avisou. "Não precisamos pedir licença a outra agremiação partidária, seja ela qual for, para tomar uma decisão", emendou o governador, após participar do 57º Congresso Estadual de Municípios, realizado em Santos.

Recebido como candidato por militantes do PSB paulista, Campos disse que a recepção faz parte do "ambiente natural do partido" e que as faixas que o definiam como "futuro presidente" fazem parte do "livre pensar das agremiações". Aos jornalistas, Campos reafirmou o discurso oficial de que só discutirá eleição presidencial em 2014 e que até lá quer trabalhar pelo País e ter a "consciência tranquila de que fez sua parte". Ao tergiversar sobre sua eventual candidatura, o pessebista disse que deixar a decisão para 2014 não se trata de um gesto "de sabedoria política". "Não somos dados a isso, nunca fizemos esse tipo de coisa. Quando vamos para a disputa, não temos problema nenhum", afirmou.

Em sua opinião, o debate sobre as questões econômicas não pode ser "interditado" pela eleição presidencial. "Não podemos nos constranger a discutir com os prefeitos o pacto federativo e que alguém vai achar que isso é um debate sobre eleição. Não podemos interditar o debate político no Brasil."

Sobre o monitoramento da movimentação de sindicalistas no Porto de Suape pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Campos lembrou que o governo federal negou a iniciativa e que não há indícios de que a lei foi extrapolada no caso. Para o governador portos são tradicionais berços de movimentos políticos.

Golpe de 1964

Perguntado sobre o uso do termo "revolução" pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) quinta (4), em palestra no mesmo evento, o líder do PSB foi econômico no comentário. "Eu chamo o que houve em 64 de golpe", respondeu.
Postado por Gabriela López | Notícias | 0 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
novo governo

Prefeitura aperta fiscalização de beneficiados com habitacionais

POSTADO ÀS 18:38 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Foto: BlogImagem
Na tentativa de evitar que sejam burladas as regras dos programas habitacionais, como venda e aluguel dos imóveis, a Prefeitura do Recife está apertando a fiscalização das pessoas beneficiadas. Por recomendação do governo federal, foi desenvolvido um software para cadastrar os moradores dos habitacionais. O sistema, que já inicou a inscrição em fase de teste, será interligado com o nacional, do programa Minha Casa, Minha vida.

"Este sistema terá todas as informações do beneficiado, nome idade, quantos filhos, se recebe Bolsa Família. A ideia também é evitar que uma mesma pessoa receba mais de uma unidade habitacional", observou o secretário de Habitação do Recife, Eduardo Granja, em entrevista à rádio JC/CBN Recife nesta quinta-feira (5).

Ele contou que a Prefeitura também vai trabalhar para que os moradores de habitacionais tenham uma boa convivência. A Secretaria de Habitação fará uma campanha dentro dos habitacionais entregues. "Vamos passar um ano e meio nos habitacionais, criar associações para os moradores de organizarem e depois daremos a unidade para eles cuidarem", detalhou.

NOVO GOVERNO - Na entrevista, Granja contou que até junho o prefeito Geraldo Julio (PSB) vai lançar a política habitacional do seu governo e adiantou, sem entrar em detalhes: o socialista se comprometerá a construir mais unidades do que as 12 mil dos 12 anos da gestão do PT na cidade.

Para driblar a dificuldade de encontrar terrenos livres para construção no Recife, a Prefeitura fará um mapeamento das áreas junto com os governos estadual e federal. Também serão estudadas estruturas já erguidas, como prédios abandonados, que podem ser reformados e utilizados como habitacionais.
Postado por Gabriela López | Notícias | 0 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
segurança pública

Pacto Pela Vida do Recife realiza última consulta popular, neste sábado

POSTADO ÀS 18:24 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Neste sábado (6), a partir das 9h da manhã, é realizada a última Consulta Pública para construção do programa de segurança municipal Pacto Pela Vida do Recife. O encontro terá seis mesas temáticas, mediadas pelos secretários, e é aberto apenas para convidados. O evento acontece no Centro Paulo Freire de Formação de Professores, no bairro da Madalena, e deve durar até as 14h.

Para a consulta pública a Prefeitura do Recife convidou policiais militares, policiais civis, lideranças sindicais e comunitárias, ONGs que atuam com direitos humanos, movimentos de mulheres e LGBTs, Ministério Público, membros do poder Judiciário, OAB e universidades. Todos os secretários devem participar do encontro, em convocação pessoal do prefeito Geraldo Julio.

Todos os deputados estaduais e federais, assim como os vereadores do Recife, foram convidados para o evento. Mas só os membros das comissões de segurança, tanto da casa legislativa estadual como a municipal, deram certeza de presença. Espera-se cerca de 300 convidados.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, a convocação é uma maneira de mostrar que o Pacto Pela Vida do Recife "é um compromisso de toda a Prefeitura". "Ele puxou o desafio para o seu colo", afirmou Murilo. O programa de segurança não deve demorar para ficar pronto, de acordo com informações da assessoria.

As consultas públicas começaram ainda durante a campanha eleitoral, através dos canais de comunicação popular criados pela equipe da campanha. Os diálogos deram origem às metas de dobrar a Guarda Municipal do Recife, a construção de 5 Compaz e o aumento de Câmeras de Vigilância. O encontro deste sábado é complementar ao programa e visa colher mais informações junto à sociedade civil. O secretário afirma ainda estar participando ativamente dos encontros do Pacto Pela Vida do Governo do Estado, para estar mais envolvido.

"O encontro tem um simbolismo forte. É a primeira vez no Brasil que um prefeito faz consulta popular para a construção de um programa municipal de segurança pública. Há 10 anos estudo a violência, li muito, mas nunca ouvi falar num prefeito realizando convocação como a de amanhã", afirmou o secretário.

"Queremos obter propostas, legitimando o projeto junto à população. É fundamental esse diálogo. Sem participação o programa estará fadado ao fracasso", pontua.
Fotos: BlogImagem

Ao falar sobre o futuro da segurança do Recife, Cavalcanti evitou estipular metas tão cedo. Mas afirmou ter como sonho - ainda não incorporado como objetivo de gestão - ver a capital pernambucana atingindo as metas internacionais. "O sonho de qualquer secretário de Segurança é atingir a meta estipulada pelas organizações internacionais, que é de 10 mil homicídios por 100 mil habitantes. Esse é o parâmetro mundial. Mas não podemos colocar isso como meta para o mandato, ainda."

No Brasil, segundo levantamento do Instituto Sangari para o Ministério Público em 2012, a taxa de homicídios é de 26,2 homicídios para cada 100 mil habitantes, índice que, no contexto internacional, equivale à situação de violência endêmica. A taxa máxima admitida é de 10 homicídios por 100 mil habitantes.
Pernambuco não bate meta do Pacto pela Vida mais uma vez

No Estudo Global sobre Homicídios, produzido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes - UNODC, o País tem o maior número absoluto de homicídios do mundo (43.909 em 2009), mais do que a Índia (40.752 em 2009), que tem o equivalente a cinco vezes a nossa população e maior volume de pessoas vivendo abaixo da linha da miséria.

LIVRO - Com base nas suas experiências e, principalmente, estudos, o secretário municipal de Segurança Pública lança, no próximo dia 15 de abril, o livro "As Lições de Bogotá e Medellín - do caos à referência muncial". O secretário Murilo Cavalcanti é o organizador do evento, que acontece no térreo do Shopping Paço Alfândega, às 19h. A obra tem contribuições de outros estudiosos da violência, como Cármem Cardoso, Francisco Cunha, Luiz Vieira, Marcos Galindo e Roberto Montezuma.
Foto: Igo Bione/JC Imagem
Postado por Vinícius Sobreira | Notícias | 2 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
novo governo

Granja dá nota 10 para 100 dias de Geraldo Julio

POSTADO ÀS 17:58 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Foto: Andrea Rêgo Barros/divulgação
Embora diga que não há incômodo de sua parte e que é bem recebido na Prefeitura do Recife, o secretário de Habitação, Eduardo Granja, enfrenta o papel delicado de ser um petista na gestão do PSB em meio ao acirramento na relação entre as legendas por causa das eleições de 2014. Com o discurso de paz entre os partidos, o petista deu nota 10 aos primeiros 100 dias de Geraldo Julio (PSB) no comando da Prefeitura, em entrevista à rádio JC/CBN Recife nesta quinta-feira (5).
 
"O prefeito demonstrou empenho na gestão e tem se engajado em dar atenção aos problemas da cidade, oferecendo todo o apoio necessário para a equipe montada", observou.

O petista evitou comentar o estremecimento entre PT e PSB, apenas declarou que deseja ver os partidos unidos na eleição de 2014 para presidente. "Se saírmos em dois palanques, nestaremos junto no segundo turno", previu.
Postado por Gabriela López | Notícias | 2 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
são josé

Novo secretário diz que parte do habitacional Vila Brasil sai este ano

POSTADO ÀS 17:27 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Foto: Gabriela López/BlogImagem
Usado politicamente na eleição para Prefeito do Recife no ano passado, o habitacional Vila Brasil, no bairro de São José, área central da capital, deve começar a virar concreto este ano. Em entrevista à rádio JC/CBN Recife nesta quinta-feira (5), o novo secretário de Habitação, Eduardo Granja, garantiu que a primeira parte do conjunto, formada por quatro blocos, com cerca de 120 unidades habitacionais, será concluída em dezembro.
Moradores da Vila Brasil sequer sabem quem é Eduardo Campos

Uma nova licitação deve ser lançada em abril. De acordo com ele, o atraso na obra, prometida por João da Costa (PT) no seu primeiro ano de mandato, em 200oi causado pela falência da construtora que iniciou a obra.

A segunda parte do habitacional será transferida para o programa Minha Casa, Minha Vida, e não tem prazo de conclusão. Ao todo, o habitacional terá 448 unidades. A escolha dos moradores contemplados com a primeira etapa será feita por meio de critérios como idade e deficientes físicos e por meio de sorteio.

Então candidato a prefeito, o deputado federal Mendonça Filho (DEM) usou a construção do habitacional para testar o adversário Geraldo Julio (PSB) - eleito prefeito - em um debate televisivo durante a campanha. Ele perguntou se o socialista conhecia o projeto, já que o PSB detinha a Secretaria de Habitação, e ele negou.

No dia seguinte, a reportagem do Blog de Jamildo esteve na comunidade Vila Brasil, que será beneficiada com o habitacional, e constatou a péssima condição de vida dos moradores, em palafitas. Algumas pessoas chegaram a declarar que não sabiam quem era Eduardo Campos (PSB), o governador do Estado, tamanho o esquecimento do poder público na área.
Postado por Gabriela López | Notícias | 1 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
bolinha laranja

Acompanhe decisão do basquete feminino pela Rádio Jornal

POSTADO ÀS 17:15 EM 05 DE ABRIL DE 2013
A Rádio Jornal sai na frente, mais uma vez, e será a única emissora de rádio de Pernambuco a transmitir a segunda partida da final da Liga de Basquete Feminino. O confronto entre Sport e Americana vai acontecer no ginásio Jorge Maia, na Ilha do Retiro, neste sábado, às 10h.

A cobertura começa às 7h30, com flashes ao vivo durante o programa Primeira Página, com Geraldo Freire. Às 9h45 começa a transmissão, com narração de Aroldo Costa e comentários de Jamildo Melo, que, além de jornalista e jogador de basquete, é diretor da Federação Pernambucana de Basquete e presidente da Associação dos Veteranos de Basquete de Pernambuco (AVB/PE).

Essa será a primeira decisão de campeonato da LBF que a Rádio Jornal transmite. E, para a estreia, uma estrutura diferenciada foi montada.
A transmissão vai contar com a tecnologia 4G, a mesma que será usada nos jogos da Copa das Confederações e Copa do Mundo da Fifa. Isso significa uma melhor qualidade de som , maior velocidade na transmissão de dados e, consequentemente, maior velocidade na transmissão. No Brasil, a Rádio Jornal é a única emissora que possui esse tipo de tecnologia.

Em caso de uma terceira partida para decidir o campeonato, a Rádio Jornal também estará presente, trazendo todas as informações para os ouvintes.

 
Postado por Jamildo Melo | Notícias | 1 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
quadro negro

Oposição volta a cobrar pacto pela Educação a Geraldo Júlio

POSTADO ÀS 17:04 EM 05 DE ABRIL DE 2013
A entrevista que o secretário de Educação, Valmar Andrade, deu ao progaram CBN Total, respondendo a um questionamento do Blog de Jamildo sobre as metas para educação, continuam repercutindo. Nesta sexta-feira, a líder da oposiçao, Aline Mariano voltou a cobrar, em cara oficial, pacto proposto ainda em fevereiro, em reunião com o prefeito socialista. Veja abaixo o texto da carta entregue pela oposição ao prefeito Geraldo Julio na íntegra:

Excelentíssimo Sr. Geraldo Júlio,

Nós, membros da bancada de oposição da Câmara Municipal do Recife, viemos solicitar, respeitosamente, um posicionamento oficial do chefe do Executivo Municipal a respeito do “Pacto pela Educação”, proposto pessoalmente durante a reunião de trabalho realizada em fevereiro deste ano. Na ocasião, foram apresentados dois relatórios, respectivamente referentes a obras inacabadas e aos contratos com os termos aditivos, e a proposta final do referido Pacto.

Causou-nos estranheza a afirmação do Secretário de Educação, Valmar Correa, de que não será possível estabelecer como meta da Prefeitura a obtenção de média seis (6,0) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para a educação pública recifense, porquanto nenhuma posição oficial foi comunicada anteriormente ao grupo.

Estamos certos de que o senhor se recorda do acordo firmado em nossa reunião, cuja resolução consistiu na apresentação das questões avaliadas e do posicionamento oficial do governo aos vereadores. Até o momento, porém, não fomos procurados pela gestão para a exposição de uma resposta e ficamos sabendo da decisão referente à educação mediante a imprensa.

Como representantes do Poder Legislativo Municipal, nos sentimos desrespeitados por não termos sido informados previamente sobre a recusa de nossa proposta. Tendo em vista que tivemos o posicionamento democrático de aceitar o convite para a primeira reunião de trabalho e apresentar, construtivamente, um relatório detalhado sobre a educação da cidade e uma proposta para o futuro do Recife, entendemos que a resposta adequada da Gestão Municipal deveria estar de acordo com o cumprimento do acordo, comunicando formalmente as razões pelas quais a meta sugerida foi negada.

Se o novo governo recebeu a Prefeitura do Recife da gestão petista com considerável estabilidade financeira, nos é difícil compreender por que recear o estabelecimento de metas mais ousadas, cujos impactos podem ser extremamente positivos na qualidade de vida da população. Precisamos saber se o posicionamento do secretário municipal, que defende a busca pelo cumprimento da meta estabelecida pelo MEC para o IDEB (de 4,6 pontos), reflete uma postura oficial sobre o futuro da educação da cidade, ou se consiste em uma opinião pessoal do gestor da pasta.

Certos de sua colaboração, aguardamos uma resposta oficial.
Postado por Jamildo Melo | Notícias | 0 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
ex-prefeito

João da Costa vai se candidatar a deputado federal

POSTADO ÀS 16:53 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Foto: Clemílson Campos/JC Imagem
Interlocutores do ex-prefeito João da Costa (PT) dão como certa a candidatura dele a deputado federal em 2014. Em entrevista à rádio JC/CBN Recife, o secretário de Habitação do Recife, Eduardo Granja, - um dos escudeiros do ex-gestor - afirmou que o petista "certamente" sairá candidato.
João da Costa reconhece interesse em disputar uma vaga na Câmara Federal

Reuniões estão sendo realizadas semanalmente entre João da Costa e seus aliados para tratar de diversas questões, inclusive esta. Ele também abordou o assunto em conversa com o ex-presidente Lula em reunião do Diretório Nacional em Fortaleza (CE), no ano passado.

Em entrevista na mesma rádio, em dezembro do ano passado, João da Costa havia sinalizado interesse de disputar uma vaga na Câmara Federal. "Tenho pensado sobre isso. Quero continuar na política e tenho recebido incentivo de alguns companheiros [para se candidatar]. É o projeto de ponto de partida", comentou na ocasião.

Granja também revelou que o grupo de João da Costa deve apoiar o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) para presidente nacional no PT, an eleição que ocorre em novembro. Já a candidatura de João da Costa para a vaga de presidente do partido em Pernambuco ainda é mistério.
Postado por Gabriela López | Notícias | 5 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
rumo a 2014

Na cola de Eduardo, PT escolhe Pernambuco para fechar comemorações de 10 anos do partido

POSTADO ÀS 16:40 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Foto: Clemílson Campos/JC Imagem
Mesmo com o PT de Pernambuco dividido desde a pré-campanha das eleições municipais do ano passado, o Estado foi escolhido para receber o evento que fechará as comemorações de 10 anos do partido no comando do governo federal, em julho.

O motivo da opção é claro, apesar de nenhum petista confirmar, obviamente: é o Estado do governador Eduardo Campos (PSB), que, apesar de integrar a base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT), ameaça lançar -se candidato a presidente em 2014, tendo endossado nos últimos meses críticas ao governo federal.

A festa ainda não tem data nem local definidos pela Direção Nacional. Mesmo assim, a organização do encontro já articula a vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Lula. Comemorações estão sendo realizadas desde o início do ano.

O tensão no PT local deve-se ao rompimento na relação de duas liderenças: o deputado federal João Paulo e o ex-prefeito do Recife João da Costa. O primeiro bancou a candidatura do então aliado para a Prefeitura, mas a relação começou a azedar logo no primeiro ano de mandato de João da Costa por questões nunca detalhadas por eles.

Nos bastidores, alguns dizem que João Paulo, ex-prefeito por oito anos, continuou a dar pitacos na Prefeitura, mesmo após sua saída. Outros declaram que João da Costa, depois de eleito, passou a escantear o padrinho político.

No mês passado, a direção estadual promoveu um evento de comemoração dos 10 anos do PT no governo federal - assim como ocorre em outras cidades -, que acabou em bate-boca e até em um início de briga. Militantes ligados a João da Costa reclamaram que ele não foi convidado para compor a mesa de autoridades do evento.

Interloculares afirmam que o ex-prefeito chegou a ser comunicado pelo presidente estadual, o deputado federal Pedro Eugênio (PT), de que iria integrar a mesa, mas, nos últimos minutos do segundo tempo, João Paulo disse que, se o rival fosse convidado, ele se retiraria do evento. Desde então não houve um novo encontro.
Postado por Gabriela López | Notícias | 0 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
crítica

Leitor Atento critica envolvidos nas obras de rios do Agreste

POSTADO ÀS 15:16 EM 05 DE ABRIL DE 2013
O Leitor Atendo Paulo André, de Santa Cruz do Capibaribe, enviou carta aoBlog criticando Clube de Engenharia, Associação de Geólogos, Engenheiros de Minas, Departamento de Produção Mineral e o Conselho de Engenharia e Agronomia de Pernambuco. Para ele, o que está sendo feito com os rios intermitentes do Agreste é um "assalto contra o ser humano". Confira a argumentação.

Rios do semiárido

Prezado Jamildo,

O que o Clube de Engenharia de Pernambuco – CTGM/CEP;  Associação dos Geólogos de Pernambuco - AGP;  Associação Nordestino-Brasileira de Engenheiros de Minas - Anbem; Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco - Crea, estão querendo fazer, digo, forçar ser feito com os rios intermitentes, é absurdo, imoral, beira a insanidade ou ao crime ambiental. Um assalto contra o ser humano, pois tirando a areia do rio intermitente, tira a capacidade de reter água.

Não é necessário estudo técnico ou aprofundado. Basta percorrer o semiárido e constatar "in loco" de onde está vindo a última gota de água. Será que os "Técnicos" percorreram  o estado para saber de que estão falando? Esta seca famigerada está, na realidade, provando e clamando à razoabilidade de se manter o único recurso hídrico viável do agreste, pois, com a evaporação exacerbada os açudes são precários, com o sal retido no subsolo, os poços artesianos são imprestáveis. É preciso conter esta fúria contra o homem.

Sustentabilidade, é o ponto de equilíbrio entre os interesses comerciais e os interesses da sociedade.

Esta é uma luta da brava gente pernambucana contra os algozes interesses comerciais mesquinhos, que se dizem do desenvolvimento.

PAULO ANDRÉ DIAS DA SILVA NETO
Santa Cruz do Capibaribe PE
Postado por Vinícius Sobreira | Notícias | 0 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
eleições 2014, já

Em Santos, Eduardo Campos será recebido por militantes pedindo seu nome para a presidência

POSTADO ÀS 14:59 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Foto: Gustavo Uribe/O Globo
O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, está em clara peregrinação para se cacifar para uma candidatura presidencial em 2014. Nesta sexta-feira (5) o socialista vai a Santos, em São Paulo, onde participa do Congresso Estadual dos Municípios.

Por lá, já o aguardam militantes e assessores do PSB com lenços e camisas estampadas com o slogan "Um Covo Caminho para um Novo Brasil". As peças foram produzidas pelo Diretório Estadual do PSB. Será que não consultaram o presidente nacional do partido?

Algumas das camisas até carrega o nome de Eduardo Campos. Outras, apenas "Eu quero conhecer o Novo". O adjetivo já foi utilizado na campanha do pupilo de Eduardo Campos no Recife, Geraldo Julio (PSB), que pregou a construção de um "Novo Recife" durante a vitoriosa campanha eleitoral de 2012.

Por coincidência, o PSB rompeu aliança de anos com o PT e desbancou a sigla, que há 12 anos liderava o Executivo municipal. Em 2014 Dilma tenta reeleição após 12 anos do PT a frente do Palácio do Planalto. Com informações d'O Globo.
Foto: IG
Postado por Vinícius Sobreira | Notícias | 6 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT
rumo a 2014

Desoneração de impostos não trouxe crescimento, diz Eduardo em nova crítica ao governo federal

POSTADO ÀS 14:42 EM 05 DE ABRIL DE 2013
Foto: Aluísio Moreira/divulgação

O governador Eduardo Campos (PSB) disparou uma nova crítica ao governo federal. Em discurso na 149ª reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), nesta sexta-feira (5), em Ipojuca, Grande Recife, o socialista criticou a desoneração do IPI de automóveis realizada pela presidente Dilma Rousseff (PT) para impulsionar o consumo.

"Tudo o que queremos é o maior crescimento possível [da economia do País]. E isso não é uma negação ao governo de hoje e nem de ontem, pois sempre houve desonerações do IPI e de IR em todos os governos. Mas o que difere a primeira desoneração (no início da crise) da segunda foi que houve uma retomada do crescimento em 7,5% em 2010. Se perdeu de um lado e se ganhou do outro. Desta vez, a desoneração de impostos não trouxe o crescimento e as pessoas sentiram o impacto de forma mais complexa", avaliou, ao defender um amplo diálogo federativo “com novos medicamentos que possam embalar a economia”, para além de revisões fiscais.

Para Eduardo, este é o caminho "mais sensato" para engrenar "um ciclo de crescimento perdido num passado recente".

O encontro em Porto de Galinhas reuniu secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação de todos os Estados e do Distrito Federal. Foi a última reunião antes da apreciação e aprovação do Senado de novas regras ao modelo de benefícios fiscais entre os Estados.

A proposta que será analisada pelos congressistas prevê a unificação das alíquotas do ICMS, que atualmente são de 7% nos Estados das regiões Sul e Sudeste e de 12% nos demais. Esses valores deverão gradualmente convergir para 4% até 2025. Os Estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste são contra, defendendo a manutenção da assimetria com alíquotas de 4% e 7%. Além disso, espera-se que os entes federados cheguem a um acordo em relação à partilha do imposto nas operações do comércio eletrônico, que hoje pertence integralmente aos Estados de origem da mercadoria.

O secretário da Fazenda de Pernambuco, Paulo Câmara, avaliou como necessário, antes da unificação dos impostos, vencer os gargalos de infraestrutura e de mão de obra qualificada nas regiões historicamente menos favorecidas. "Ainda é um diferencial competitivo para os Estados mais pobres dá como contrapartida parte da alíquota de sua competência para atrair empreendimentos. Quando estivermos menos desiguais, acreditamos que teremos outras alternativas para se trabalhar", pontou Câmara.

Na reunião do Confaz, ainda estiveram em pauta a proposta de troca do indexador da dívida dos Estados do IGPI para o IPCA, mais a redução dos juros de 6% para 2% e a criação dos Fundos de Compensação e de Desenvolvimento Regional, contemplados na Resolução nº 1/2013 e da Medida Provisória nº 599/2012, que devem der votadas no próximo dia 16.  

As medidas visam criar instrumentos de compensação aos Estados que perderem receitas com as mudanças do ICMS e para compensar aqueles que perderiam autonomia para concessão de incentivos e atração de investimentos privados, respectivamente. Pernambuco defende um Fundo de Compensação que não se limite aos R$ 8 bilhões previstos na medida provisória, e que as perdas sejam corrigidas ano a ano para garantir uma compensação justa. Para o Fundo de Desenvolvimento Regional, a ideia é que ele seja composto inicialmente por 75% de recursos da União.
Postado por Gabriela López 

Nenhum comentário:

Postar um comentário