sábado, 6 de abril de 2013

Cansei de ver o PSDB dividido', desabafa FHC
DO PORTAL BR247
 O PSDB tem tudo para voltar ao Palácio do Planalto em 2015, na avaliação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Basta que os tucanos se entendam. Em um discurso inflamado neste sábado, durante congresso estadual do PSDB paulista, FHC destacou que 'o primeiro passo é a unidade'. 'Cansei de ver o PSDB dividido. Chega!', discursou o tucano, aos gritos, diante de uma plateia de dirigentes e militantes.
Para Fernando Henrique, 'o Brasil precisa de um novo programa'. 'Estamos engasgados porque não fizemos o que tínhamos que fazer', discursou, criticando as gestões do PT. 'Vamos juntos. Se fizermos isso, não tenho dúvida de que vamos vencer', garantiu. O ex-presidente falou por 22 minutos, no ponto alto de um encontro de quase nove horas.
Defesa e ataque
FHC iniciou sua intervenção defendendo seus dois mandatos, citando inclusive texto de recente documento da ONU sobre o Brasil: 'O período em que o Brasil mais cresceu socialmente foi no meu governo'. 'O crescimento veio antes [dos governos do PT]. E por isso ganhamos duas vezes no primeiro turno. Ninguém mais fez isso no Brasil', disse.
Na sequência, o ex-presidente foi mais explícito nas críticas ao PT. 'Não persegui, não fiz favores, não roubei', destacou, criticando a 'política demagógica do governo federal', que fez o Brasil 'perder a proeminência na América Latina'. O tucano criticou ainda a paralisia na infraestrutura, problemas dos portos, aeroportos e estradas. 'E isso tudo porque deram pra trás no que nós fizemos: leilões bem feitos', disse.
 Escrito por Magno Martins, às 19h30
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Dilma quer Ronaldo no Comitê Organizador da Copa
 O governo está preocupado que as críticas ao presidente do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014, José Maria Marin, causem prejuízos à imagem do país e à organização do torneio, e o ex-atacante Ronaldo, atual membro do comitê, é o preferido da presidente Dilma Rousseff para comandar a entidade, disse nesta sexta-feira uma fonte com conhecimento do assunto.
Dilma simpatiza com a possibilidade de Ronaldo substituir o dirigente de 80 anos no comando do COL, mas determinou que o governo 'fique longe da confusão' envolvendo Marin, afirmou a fonte, falando sob condição de anonimato.
Marin, que além de comandar o Comitê Organizador Local da Copa também é o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é alvo de uma campanha liderada pelo ex-jogador e atual deputado federal Romário (PSB-RJ) para deixar o comando das entidades, sob acusações que vão desde irregularidades na CBF ao fato de Marin ter supostamente colaborado com o regime militar.
'Não podemos deixar uma pessoa que têm sua história ligada à ditadura militar figurar ao lado da presidente Dilma Roussef na abertura da Copa recebendo outros chefes de Estado. Seria um enorme constrangimento para o Brasil', disse Romário por meio de sua assessoria de imprensa, acrescentando que apoia Ronaldo para o comando do COL. 'Não vejo nome melhor.' (Da Agência Reuters)
Cilque aí e leia   Artigo Completo
 Escrito por Magno Martins, às 18h30
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Mortes durante a ditadura militar vão ter reconstituição

A Comissão da Verdade vai reconstituir ao menos oito mortes de opositores da ditadura militar (1964-1985) para tentar desmontar versões de suicídio ou resistência armada divulgadas à época.
O objetivo é testar as explicações contidas nos laudos produzidos pelo regime com técnicas periciais atuais, que serão operadas por especialistas contratados pela comissão -grupo responsável por, até maio do ano que vem, investigar e narrar todas as violações aos direitos humanos cometidas na ditadura.
Após o trabalho dos peritos, a Comissão poderá pedir à Justiça a retificação das certidões de óbito, o que foi feito para João Batista Drummond e Vladimir Herzog. (Da Folha de S. Paulo)
 Escrito por Magno Martins, às 18h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Sebastião para vice-governador, federal ou estadual
 Quem acredita que o deputado estadual Sebastião Oliveira (PR) não terá rumo político algum no ano que vem, errou feio. Segundo fontes ligada ao republicano, “Sebá” vai mesmo se lançar a estadual. Mas Sebá também pode, sim, ser um bom quadro para compor a chapa majoritária ao Governo do Estado em 2014, mas como vice do candidato escolhido pelo governador.
A decisão foi promulgada durante reunião entre o deputado e suas bases, quando esteve recentemente em Serra Talhada. No entanto, a candidatura do parlamentar pode ganhar uma propulsão ainda maior, o que dependerá, agora, de uma nova postura política de Inocêncio Oliveira (PR). No contexto, segundo interlocutores de Sebastião, o ex-candidato a prefeito de Serra Talhada – que obteve mais de 40% dos votos do eleitorado – se arriscaria a disputar uma vaga a federal.
Uma certeza mesmo nisso tudo é que, com a mudança de rumo de “Sebá” após essa reunião, coloca-se em xeque mais um vez a candidatura do deputado Augusto César (PTB). O petebista fez questão de alertar à imprensa e à população que tinha a palavra de Sebastião Oliveira para referendá-lo como o candidato da oposição rumo a Assembleia Legislativa de Pernambuco. (Do blog Farol de Notícias - Giovanni Sá)
 Escrito por Magno Martins, às 17h30
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Secretário do Mdic constrange o governo federal
Do Correio Braziliense
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) comunicou, na tarde de ontem, que o secretário executivo da pasta, Alessandro Teixeira, flagrado, utilizando carro oficial para ir a uma academia de ginástica, será ouvido na segunda-feira. Ele está de férias no exterior há uma semana e deve apresentar uma explicação para o episódio. Fontes ligadas ao ministro Fernando Pimentel afirmaram que o vídeo do flagrante, causou constrangimento no governo federal. A assessoria de imprensa do Mdic informou que, só após o retorno de Teixeira, o caso será analisado. Até o momento, nenhuma medida administrativa foi anunciada.
O Mdic preferiu não adiantar as providências que podem ser tomadas. O caso deve ser alvo de análise da Comissão de Ética Pública, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, que tem como missão zelar pelo cumprimento do Código de Conduta da Alta Administração Federal. Ontem à tarde, o presidente do colegiado, Américo Lacombe, não quis falar sobre o assunto justamente porque o caso pode ser julgado na próxima reunião, em 15 de abril.  
 Escrito por Magno Martins, às 17h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Aécio tem mote para pegar no pé de Dilma: seca no NE
 Aécio Neves vai direcionar a artilharia para o atual calcanhar de aquiles de Dilma Rousseff: a seca nordestina, a cada dia mais devastadora.
Segundo Lauro Jardim, na sua coluna da VEJA, o PSDB paraibano cederá uma das inserções partidárias a que tem direito na TV local para seu presidenciável desancar as políticas de combate à estiagem – ou a falta delas – na região.
Criador de gado e especialista no tema, Cássio Cunha Lima vem orientando Aécio sobre o conteúdo do discurso
 Escrito por Magno Martins, às 16h30
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Brasil: denúncias de tortura dispararam em 2012
A Secretaria Nacional de Direitos Humanos recebeu, no ano passado, 1.610 denúncias de tortura praticadas por agentes do Estado em todo o país, mais que o dobro das queixas encaminhadas em 2011 (798). São Paulo e Minas Gerais lideram o ranking do levantamento. Em São Paulo foram 331 casos no ano passado contra 152 no ano anterior. Em Minas, as denúncias passaram de 110 para 208.
No Distrito Federal, a quantidade de queixas foi, praticamente, multiplicada por quatro entre 2011 e 2012, passando de 20 para 83.
Os números não retratam a realidade da tortura, tipificada como crime inafiançável e sujeita a pena de até 16 anos de cadeia, já que muitos casos não são notificados. É para evitar a subnotificação que a Câmara dos Deputados aprovou a criação do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. O projeto foi votado em segundo turno pelos deputados e, agora, está no Senado. (Do Correio Braziliense)
 Escrito por Magno Martins, às 16h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Eduardo agora atrás de evangélicos. Malafaia é o 1º

 Depois do giro pela nata do PIB brasileiro nos últimos meses, Eduardo Campos vai abrir espaço na agenda para encontros com evangélicos. O pastor Silas Malafaia, que apoiou José Serra em 2010, foi o primeiro a ser chamado para uma conversa. A informação é de Lauro Jardim, na coluna política da VEJA:
''Os quinze minutos de fama do notório Marco Feliciano fazem o PSC discutir uma candidatura à presidência da República no ano que vem. O problema é que o partido não conseguirá unir os evangélicos em torno de um nome.
Malafaia, R.R.Soares e Valdemiro Santiago não apoiam a ideia. E a Universal de Edir Macedo vai de Dilma Rousseff.''
 Escrito por Magno Martins, às 15h30
 
ComentáriosComentários (7)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Pernambuco poderá receber investimento russo
Investimentos russos podem estar mais perto de Pernambuco. O vice governador do Estado, João Lyra Neto, assinou na tarde dessa sexta-feira (05) um Protocolo de Entendimento com o conglomerado de empresas do setor metalmecânico Metal Technology. Com o documento, o grupo inicia um processo de prospecção para implantação de uma grande planta industrial para fabricação de equipamentos para soldagem de linhas férreas e outros materiais ferroviários. "A partir desta assinatura, o Governo de Pernambuco através da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper) e da Secretaria de Governo (Segov) irá dispor de um conjunto de informações que subsidiarão a holding que também deverá enviar, nos próximos dias, um grupo para uma visita mais detalhada ao Estado", explicou o diretor presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima.
O grupo, que pretende investir no Brasil a partir de um acordo comercial fechado anteriormente, deverá decidir sobre o destino da nova empreitada em até 90 dias. Assinaram o documento, além do
vice-governador do Estado, João Lyra, o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, o diretor geral da Metal Technology, Sergey Zhuravlev, o adido comercial da Embaixada da Rússia, Dmitry Burykhe a consultora do grupo, Yulia Ogorodnikova.
 Escrito por Magno Martins, às 14h35
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
PIB crescendo 2% fica garantida a reeleição de Dilma
 Num raro momento de abertura com seus aliados, a presidente Dilma Rousseff fez uma consideração sobre a sucessão presidencial e uma avaliação de sua imagem como governante. Eis a consideração: um crescimento do PIB na faixa de 2% é suficiente para garantir sua reeleição em 2014. Isso ocorreria porque há um cenário de pleno emprego na economia, com crescimento da renda e, segundo afiançou Dilma, inflação sob controle. Agora, a avaliação: a faxina ética promovida nos ministérios em 2011 foi o momento áureo de sua imagem pública. A presidente contou que as pesquisas de opinião mostraram que foi nesse momento que a população a diferenciou de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e lhe atribuiu personalidade própria.(Felipe Patury - ÉPOCA)
 Escrito por Magno Martins, às 14h30
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Novos tribunais, novas despesas: R$ 1,3 bilhão
 A criação de mais quatro Tribunais Regionais Federais no Brasil pode aumentar as despesas das esferas jurídicas em até R$ 1,3 bilhão. As novas sedes do TRF, uma delas no Paraná e as outras em Minas Gerais, Bahia e Amazonas, foram criadas na quarta-feira (4/4) pela Câmara dos Deputados. As informações são do site de notícias Bondenews. O Judiciário tem previsão de gastos de R$ 31 bilhões para 2013, valor que saltaria para R$ 32,3 bilhões com as novas jurisdições federais por região. O montante equivale a gastos que chegariam a R$ 88,8 milhões ao dia. A despesa, pode ser ainda maior, pois o montante avaliado não engloba possíveis gastos com alugueis de prédios ou construção das sedes dos tribunais.
 Escrito por Magno Martins, às 13h30
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Eduardo isenta ICMS de taxista que utiliza gás veicular
O governador Eduardo Campos anuncia nesta segunda-feira (08/04), às 09 horas, em solenidade no Salão de Eventos da sede provisória do Governo no Centro de Convenções, a isenção total de ICMS para os taxistas que usam o Gás Natural Veicular (GNV). Com a isenção do ICMS, a economia com o uso do GNV poderá chegar até a 50% ao se comparar o seu preço com o dos demais combustíveis.
Para cada 100 quilômetros rodados, por exemplo, a economia será acima de R$ 19,00 para quem usar o gás natural em vez do etanol, e de quase R$ 15,00 sobre a gasolina. Em outras palavras, com o GNV o motorista poderá chegar muito mais longe pagando muito menos. Além de muito mais econômico e de pesar bem menos no bolso do consumidor, o Gás Natural Veicular é menos poluente que os demais combustíveis. O abastecimento com o GNV também é bastante prático, pois existem 76 postos espalhados por todo o Recife, região metropolitana e interior.
Além disso, a Copergás, por sua vez, manterá o bônus que já vinha concedendo, de R$ 500,00, para quem instalar um kit-gás no seu veículo. Em Pernambuco, hoje, uma média de 41 mil veículos já utilizam o GNV. Ao todos, são 30 mil taxistas usuários, sendo 8.500 na Região Metropolitana do Recife e 6.125 na capital.

 Escrito por Magno Martins, às 12h33
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Geraldo participa da Consulta do Pacto pela Vida do Recife
O prefeito Geraldo Julio participa neste sábado (6) da Consulta Pública que irá colher sugestões para elaboração do Pacto Pela Vida do Recife. O evento, que acontece no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, teve seu início às 9h e reúne especialistas em segurança pública e representantes de governos e sociedade civil no debate para construção do programa.
A consulta pública está divida em seis salas que abordam os temas Educação, Qualificação Profissional e Inovação; Participação Popular, Governança, Controle Social e Sustentabilidade; Políticas Afirmativas e Recuperação de Situação de Risco; Controle Urbano, Mobilidade e Infraestrutura; Integração de Políticas Públicas e Sistemas de Informação; e Cidade Saudável.

Após a Consulta Pública, que termina às 14h, as ações já pactuadas pela Prefeitura no programa de governo e as sugeridas durante o evento irão compor um documento. Com a consolidação das metas e o lançamento do programa, todas as ações serão monitoradas permanentemente.
 Escrito por Magno Martins, às 11h40
 
ComentáriosComentários (3)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Barbosa critica PEC que limita poderes da Promotoria
Da Folha de S. Paulo
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, criticou ontem a proposta de emenda constitucional que pretende limitar os poderes de investigação do Ministério Público.
“Acho péssimo. A sociedade brasileira não merece uma coisa dessas”, disse, ao sair da Universidade de Brasília, onde deu a aula inaugural do primeiro semestre de 2013.
Antes de ser ministro do STF, Barbosa fez carreira no Ministério Público e sua posição favorável aos poderes investigativos de procuradores e promotores já havia sido apresentada no tribunal.
Clique aí e leia mais no Congresso em Foco: Joaquim Barbosa: PEC 37 é “péssima” para a sociedade
 Escrito por Magno Martins, às 11h00
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Candidatura de Eduardo é equívo tático, diz Genro
 Ex-ministro de Lula e governador do Rio Grande do Sul, o petista Tarso Genro diz que a candidatura do PSB ao Planalto no próximo ano seria um 'equívoco tático'. Tarso defende um plano da base aliada que tenha Eduardo Campos (PE) em 'primeiro plano' a partir de 2015. Tarso afirmou que o governador de Pernambuco estaria fora do jogo de 2014 porque o país atualmente está dividido entre dois blocos: PT e PSDB.
'É difícil constituir hoje uma terceira via entre o que representaram Fernando Henrique, [Geraldo] Alckmin e [José] Serra e o que representam Lula e Dilma. O PSB está desatento a isso.'
Tarso define Campos como 'estimado amigo' e afirma que 'todo partido sério tem direito e dever de aspirar ser governo', mas avalia que uma candidatura do PSB ao Planalto em 2014 iria apenas retirar votos dos tucanos.
O petista sugere um plano de médio prazo ao PSB a partir de 2015: uma conversa entre partidos da base aliada sobre programa de governo e o projeto para a eleição presidencial de 2018.
'[Seria] Um novo padrão de relacionamento que colocaria Eduardo Campos em um primeiro plano', declara Tarso.(Da Folha de S.Paulo - Felipe Bachtold)
 Escrito por Magno Martins, às 10h30
 
ComentáriosComentários (5)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
PPS sem rumo, Freire faz enquete para ver quem apoia
 O presidente nacional do PPS, Roberto Freire (SP, na foto), pediu ajuda para escolher qual candidato ao Palácio do Planalto o partido apoiará em 2014. A enquete, postada no portal do partido na internet, traz os nomes de Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Fernando Gabeira (PV), José Serra (PSDB) e Marina Silva (Rede), além da candidatura própria.
Os cinco pré-candidatos também participarão de um seminário do partido, na próxima semana, em 11, 12 e 13 de abril, na Câmara dos Deputados. Segundo Roberto Freire, a sondagem visa estimular o debate dentro do partido sobre os rumos que a legenda deve tomar na próxima eleição presidencial. A enquete não é um critério definidor, mas termômetro para a legenda.(Do Diario de Pernambuco)
 Escrito por Magno Martins, às 10h00
 
ComentáriosComentários (5)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Desvio de R$ 4 bi: rejeitado fim de ação contra Aécio
 Por três votos a zero, os desembargadores da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais negaram, na noite de quinta-feira, recurso da defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) que tentava extinguir os efeitos de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público em 2010, na qual o presidenciável tucano é acusado de improbidade administrativa.
Segundo o MP, de 2003 a 2008, quando Aécio governou o estado, R$ 4,3 bilhões da rubrica da Saúde foram destinados aos cofres da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Porém, não há documentos no balanço da autarquia que comprovem os repasses.(Informações de O Globo - Ezequiel Fagundes)

 Escrito por Magno Martins, às 09h30
 
ComentáriosComentários (2)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Planalto nega tenha nomeado Heleno Torres para o STF
 A presidente Dilma Rousseff se reuniu na noite de quinta-feira com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o jurista Heleno Torres, o candidato mais forte para receber a indicação presidencial para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta corte do país. A vaga foi aberta com a saída de Carlos Ayres Britto, que se aposentou em novembro do ano passado.
A divulgação da notícia de que Heleno Torres havia sido escolhido provocou reação do Planalto. A Secretaria de Comunicação Social com chegou a divulgar uma nota para negar que a presidente já tenha feito sua escolha, sem fazer menção ao nome de Torres. Na nota, o Planalto diz que a decisão ainda não tinha sido tomada e quando isso acontecesse uma publicação oficial seria feita.
'Não é verdadeira a informação de que a presidenta Dilma Rousseff tenha escolhido o nome do futuro ministro do Supremo Tribunal Federal. Quando a decisão for tomada, o anuncio será feito através de nota oficial.', diz a nota. (Informações de O Globo)
 Escrito por Magno Martins, às 09h00
 
ComentáriosComentários (2)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Lóssio sinaliza apoio do PMDB para disputa majoritária
Taisa Alencar
Do Vale em Pauta
O prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), disse, ontem, numa conversa com jornalistas, que não está preocupado com as especulações de que o ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, estaria de malas prontas para se filiar ao PT. Em Petrolina, o PT se aproximou do Governo Lóssio e este pode ser alternativa do PMDB ao Governo do Estado.
E, neste caso, seu projeto seria contar com o apoio do PT em nível estadual. 'Isso é uma possibilidade que não me preocupa, pois não tenho pretensão de disputar o Governo do Estado', afirmou Lóssio.  
Ele disse que deve satisfação ao povo de Petrolina e que está satisfeito com o trabalho que vem realizando na cidade. Entretanto, deixou escapar que tem, de fato, esperanças de receber uma convocação do PMDB.
'Estamos construindo uma ligação muito grande com o PMDB nacional. O partido projeta ter governadores em todos os Estados. Diante disso, o partido tem colocado essa possibilidade, através de Valdir Raupp (PMDB), presidente do diretório nacional, e o vice-presidente, Michel Temer (PMDB). Mas o meu desejo é administrar Petrolina e estou focado nisso', afirmou.
Ao ser perguntado se aceitaria uma convocação do PMDB, Lossio foi mais claro. Ressaltou que o partido quer que ele seja candidato, mas as eleições ainda estão longe.
'Precisamos sentar, conversar, avaliar, ver as condições. O meu objetivo é Petrolina e só sairia para disputar se eu tivesse um compromisso muito forte com a região, com projetos como o Canal do Sertão, por exemplo. Precisaria ter um estabelecimento de metas para a minha região', disse. que foi quem me colocou na política'.
 Escrito por Magno Martins, às 08h33
 
ComentáriosComentários (1)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

06
04/13
Coluna do sabadão
          Juras de amor
Na última terça-feira, o ministro Fernando Bezerra (Integração) teve, em Brasília, uma longa conversa com um interlocutor privilegiado do governador. Não foi um papo molhando o bico, mas o auxiliar da presidente Dilma fez juras de amor ao PSB e a Eduardo Campos, especialmente.
Garantiu que, apesar das especulações e bombardeios na mídia, fica onde está, ou seja, na legenda socialista. Segue em 2014 os mesmos caminhos do governador, descartando a possibilidade de ingresso no PT, apoiando, igualmente, a provável candidatura de Eduardo à Presidência da República.
Não é o que se ouve nos bastidores da ampla frente partidária que dá sustentação ao Governo do PSB. Há uma forte expectativa de que Eduardo ao mergulhar na disputa presidencial será surpreendido com a migração do ministro, a quem indicou para o cargo, para o PT.
Sem um quadro qualificado e potencial eleitoralmente, o PT aceitaria o ingresso de Fernando, a pedido de Dilma e Lula, para o partido ter um nome competitivo na disputa pelo Governo do Estado. Fernando quer, na verdade, o apoio de Eduardo, mas sabe que não será fácil e pode usar o pretexto da falta de acolhida no PSB ao seu projeto majoritário para fazer a travessia aos braços do PT.
A própria Dilma já deu sinais de que deseja o fortalecimento da imagem do seu ministro, primeiro em Serra Talhada, quando interrompeu o discurso para ele (Fernando) anunciar uma nova ferrovia.
Depois, em Fortaleza, quando o ministro brilhou o tempo todo na reunião dos governadores nordestinos, detalhando, por recomendação expressa da presidente, as medidas anunciadas para o combate à seca.
NA INFORMALIDADE– No próximo dia 14, o Governo do Estado anuncia, num ato simbólico, a conclusão das obras da Arena, em São Lourenço da Mata. Mas não será a inauguração oficial, com a presença da presidente Dilma e ministros. Isso ficará para outra etapa, quando, enfim, o estádio estiver com as obras 100% concluídas. Do Governo Federal é possível que esteja presente apenas o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.
Nariz torcido - Quem não está gostando das especulações de que o ministro da Integração viraria petista é o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio. Liderança do PMDB em ascensão no Estado, Lóssio já se aliou ao PT no município e sonha acordado com o apoio do partido caso venha a disputar o poder estadual, em 2014.


Lula e o “Edukin” - O PT nacional já está avaliando os palanques estaduais em 2014. Em São Paulo, informa Ilimar Franco em sua coluna de O Globo, o ex-presidente Lula criou a expressão “Edukin”, devido ao apoio do PSB de Eduardo Campos ao tucano Geraldo Alckmin. Já em Pernambuco, o PT avalia que terá que improvisar um palanque, porque prevê uma vitória acachapante do PSB.
Lançamento - Ao participar, ontem, em São Paulo, do Congresso de Municípios daquele Estado, o governador Eduardo Campos teve praticamente lançada sua candidatura ao Planalto, num ambiente no qual um dia antes passaram por lá o governador paulista Geraldo Alckmin e o pré-candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves.
Greve em Paulista - Ao completar os primeiros 100 dias de gestão em Paulista, o prefeito Júnior Matuto (PSB) não contava com uma greve na área de educação. Em assembleia, ontem, professores da rede municipal decretaram estado de greve e devem cruzar os braços por tempo indeterminado, caso não haja sinalização para aumento de salário e melhores condições de trabalho.

CURTAS
RESPOSTA – Da deputada Teresa Leitão sobre seu distanciamento do governador: “Não entendi a intriga com a minha ausência na inauguração da Escola Guedes Alcoforado, em Olinda. Ao contrário do que propagam a minha ausência na inauguração se deu apenas por falta de agenda. Além de realizar um grande expediente especial em homenagem à FACHO pela manhã, à tarde segui para o Sertão”.
DE BOM CONSELHO– O advogado Heleno Torres, indicado ontem pela presidente Dilma para a vaga de Ayres Brito no Supremo Tribunal Federal, é pernambucano de Bom Conselho, mas reside em São Paulo há muitos anos. Ele deve ser sabatinado pelo Senado já na próxima semana.
Perguntar não ofende: O Governo vai conseguir, afinal, unificar o ICMS?
'É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta'. (Provérbios 21-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário